Pesquisadores da equipe de Robótica Táctil da Universidade de Bristol, no Reino Unido criaram recentemente um dedo robótico que ganhou o primeiro prêmio em uma competição de “robótica mole”, que busca construir robôs menos metálicos e duros, e mais parecidos com os seres vivos.
O aparelho, chamado TacTip, é uma ponta de dedo de código aberto, fabricada por uma impressora 3-D, que é capaz de “sentir” as superfícies de forma semelhante ao sentido humano do tato.
Ele utiliza uma webcam montada dentro do invólucro que formará a ponta do dedo. A câmera rastreia pinos internos que funcionam de forma parecida com os receptores de toque que existem dentro dos nossos próprios dedos.
[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/intel-comeca-vender-kit-de-desenvolvimento-para-construcao-de-robos-e-drones/,https://imasters.com.br/noticia/robos-de-brasileiros-conquistam-premios-e-batalhas/]
Nathan Lepora e Benjamin Cherrier, criadores da novidade, afirmaram que a ponta de dedo atende à necessidade de um sensor tátil barato, robusto e versátil para dar aos robôs um senso artificial de toque.
Segundo o site Inovação Tecnológica, o projeto de código aberto e impresso torna o dispositivo barato para se construir e altamente personalizável, prontamente adaptável a cada projeto.