DevSecOps

25 nov, 2014

Pesquisa aponta descuido de funcionários como a maior ameaça à segurança mobile

Publicidade

Um relatório sobre segurança móvel da Check Point Software Technologies Ltd, empresa de segurança na Internet, revelou que 95% dos entrevistados enfrentam desafios para a proteção e fornecimento de suporte para processos de Bring Your Own Device (BYOD – traga seu próprio dispositivo), destacando a necessidade de soluções de segurança mais robustas para dispositivos pessoais vinculados às redes das empresas.

Com base em uma pesquisa com mais de 700 profissionais de TI, o relatório destaca a preocupação constante com a facilidade do transporte de informações corporativas confidenciais para fora dos ambientes administrados e detalha as potenciais ameaças à segurança resultantes da falta de conscientização ou de treinamento dos funcionários.

Entre as principais constatações da pesquisa estão:

  • A maior ameaça está dentro da sua empresa – 87% dos profissionais participantes da pesquisa acreditavam que funcionários descuidados constituíam a maior ameaça à segurança móvel. Quase dois terços dos respondentes acreditavam que violações recentes de dados de clientes foram provavelmente causadas por descuido de funcionários.
  • Proliferação do uso de dispositivos móveis pessoais nas redes das empresas – Apesar de funcionários descuidados serem o ponto fraco nas empresas, 91% dos profissionais de TI notaram um aumento de dispositivos móveis pessoais conectados com suas redes nos últimos dois anos. Em 2014, 56% dos entrevistados administravam dados comerciais em dispositivos de propriedade de funcionários em comparação com 37% em 2013.
  • Os incidentes de segurança móvel deverão aumentar – 2015 deverá ser um ano perigoso de acordo com os participantes da pesquisa. Entre os profissionais de segurança entrevistados este ano 82% acreditam que o número de incidentes de segurança aumente em 2015. Além disso, quase todos os participantes da pesquisa (98%) demonstraram preocupação com o impacto de um incidente de segurança móvel sendo a maior preocupação a possibilidade de perda ou roubo de informações.
  • O custo de incidentes de segurança móvel continua a aumentar – Em 2014, houve um aumento nos custos de soluções de incidentes de segurança em dispositivos móveis. Entre os executivos de TI entrevistados 42% afirmaram que os incidentes de segurança móvel custaram mais de US$ 250 mil às suas organizações.
  • O sistema Android continua sendo considerado como o que oferece os maiores riscos de segurança – O risco do Android passou de 49% em 2013 para 64% este ano, e a plataforma é considerada a de maior risco de segurança – em comparação com Apple, Windows Mobile e Blackberry.

“Nossa pesquisa de segurança móvel de 2014 indica claramente que os profissionais de TI não vislumbram o fim das ameaças de segurança móvel e na verdade estão se preparando para um aumento desses incidentes em 2015″, disse Dorit Dor, vice-presidente de produtos da Check Point Software Technologies.