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16 ago, 2013

Pesquisa analisa influência do botão “curtir” na opinião dos internautas

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Segundo estudo feito por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, a quantidade de “curtidas” em um conteúdo na Internet é um fator com maior poder sobre a influência na opinião do internauta do que a qualidade do conteúdo em si.

A pesquisa também mostrou que os cliques em botões de aprovação, como “curtir”, do Facebook ou “gostei”, do YouTube, podem até aumentar diante de uma opinião negativa, ou um “não gostei”.

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O levantamento, chamado de “Influência Social Diagonal: Uma Experiência Randomizada”, avaliou o comportamento de milhares de pessoas lendo comentários online. De acordo com uns, basta um empurrãozinho positivo para desencadear uma onda de aprovação na rede.

Sinan K. Aral, professor de tecnologia da informação do MIT, e pesquisadores da Universidade Hebraica, de Jerusalém, e da Universidade de Nova York, avaliaram um site verdadeiro, no qual internautas recomendam artigos e criam um ranking de conteúdos. No site, que não teve seu nome revelado, os leitores podem comentar e votar nos comentários de outros internautas, que são ranqueados de acordo com o volume de votos – positivos ou negativos.

Na experiência, os pesquisadores começaram a incluir votos falsos nos primeiros comentários, sendo a maioria (4.049) de votos positivos contra 1.942 negativos. A primeira pessoa a ler um comentário com voto “falso” positivo tinha 32% mais chances de “curtir” o comentário também.

“Nossa sociedade está contando, cada vez mais, com as opiniões digitalizadas de outras pessoas para tomar decisões. Nós, portanto, concebemos e analisamos um experimento randomizado em larga escala em um site de notícias com agregador social para investigar se o conhecimento de tais agregadores distorce a tomada de decisões”, diz o sumário do estudo publicado no site da revista Nature.

Assim, a conclusão da pesquisa questiona a credibilidade de serviços baseados em opiniões de usuários como o Yelp, de recomendação de restaurantes, e a Amazon. Em contrapartida, os resultados dão dicas que como campanhas de marketing podem gerar impressões positivas sobre seus produtos.

Com informações de WBI Brasil