Tecnologia

7 abr, 2015

Patente revela que selfies poderão desbloquear tela do iPhone

Publicidade

Segundo uma nova patente da Apple, oficializada pelo órgão competente nos Estados Unidos, a Apple pode usar uma selfie para substituir senhas e impressões digitais na hora de desbloquear o iPhone para uso. Na patente, a empresa detalha um sistema de reconhecimento facial que pode chegar em breve a seus smartphones.

O sistema envolve uma configuração prévia por parte do dono do dispositivo. Quando todo esse processo é realizado, basta se posicionar à frente do aparelho, em posição normal de uso, para que a câmera frontal seja ativada, registrando uma imagem da pessoa que segura o celular. A foto é comparada com o banco de dados do próprio aparelho e, em caso de combinação positiva, o uso do iPhone é liberado.

selfie-iphone

De acordo com a Apple, a ideia é facilitar um processo corriqueiro para a esmagadora maioria dos donos de celular. A ação, hoje, já é bastante simples, bastando deslizar o dedo na tela e inserir uma senha ou impressão digital. Com a identificação por selfies, porém, a Apple deseja cortar o procedimento pela metade, tornando a utilização mais intuitiva e simples.

Medidas de segurança já conhecidas também devem entrar em ação aqui. Como acontece com o TouchID, todo o processo de reconhecimento e identificação deve acontecer totalmente offline, sem que imagens do rosto do usuário ou do local em que ele está sejam armazenadas ou transmitidas por meio da internet.

Ficam dúvidas em relação à vida útil da bateria, uma vez que sensores relacionados à própria câmera teriam que estar ativos durante todo o tempo para identificar quando o dono do celular está na tal “posição de uso”. Além disso, o sistema de reconhecimento facial não deve funcionar em condições de baixa luminosidade, e restam questionamentos sobre métodos simples de circundar o sistema, como colocar uma foto do dono original em frente ao celular, por exemplo.

Essas questões não são respondidas na patente registrada pela Apple. A empresa também não se pronunciou sobre o assunto, mas é reconhecida por buscar formas cada vez mais intuitivas para que seus usuários tenham acesso aos próprios dados e funções de seus aparelhos.

Vale a pena lembrar que sistemas de reconhecimento facial, mesmo que básicos, já estão disponíveis em celulares com Android, apesar de o Google alertar que esse método é menos seguro que o uso de uma senha. Além disso, a gigante chinesa Alibaba já anunciou estar trabalhando em um sistema de pagamentos que usa raios infravermelhos e a câmera digital para identificar o usuário, aprovando assim as transações.

Com informações de Canaltech