Marketing Digital

2 dez, 2013

Patente do Google realiza atualizações automáticas de status em redes sociais

Publicidade

O Google entrou com um pedido de patente para uma tecnologia que coleta mensagens distintas de outros aplicativos – tudo de redes sociais, e-mail e SMS, e sugere uma resposta automática. A ideia é ajudar os usuários a terem certeza de que não perderam uma mensagem e economizarem tempo fornecendo respostas do tipo “Estou em um novo emprego” ou “Terei um bebê”.

Abaixo está a descrição do Google da invenção:

Muitos usuários usam redes sociais online para propósitos profissionais e pessoais. É extremamente importante para eles agirem de maneira adequada dependendo de qual rede social estão utilizando. Por exemplo, pode ser muito importante dizer “parabéns” para um amigo quando ele/ela anuncia que conseguiu um novo emprego. Isso se torna um problema, à medida que os usuários se inscrevem e muitas redes sociais diferentes, e podem acabar perdendo uma atualização.

Aqui está uma imagem do aplicativos que mostra como a novidade pode funcionar. Ela demonstra “Tom” sendo alertado sobre várias atividades em uma de suas redes sociais, e sendo convidado a postar uma resposta sugerida pelo Google (a ferramenta também é uma árvore de aprendizado que vai se adaptar a uma resposta do usuário):

patente-google

Mas de onde essas mensagens vêm? A patente não cita os rivais do Google diretamente, mas algum texto na descrição parece se referir ao Facebook, enquanto uma lista de referências do Google inclui dois anúncios do Twitter. A patente também se refere a redes sociais para namoro e academia e propõe uma forma de monitorar e responder a itens de calendário.

A “invenção” pode ser útil para usuários do Google a lidarem com uma sobrecarga de notificações. Um aspecto da novidade pode afetar a privacidade: a proposta da empresa de usar credenciais de login de outros serviços para coletar uma grande quantidade de informações.

“O modulo coletor de redes sociais interage com módulo de credenciais para recuperar login e senha dos usuários, assim como outras informações necessárias para acessarem o aplicativo da rede social e o social graph.

O uso de permissões dos usuários pelas empresas, como descrito na patente do Google, não é novidade. No caso do Google, o processo descrito na patente não é apenas um novo recurso, mas também significa outra tentativa de responder à ascensão das redes sociais. A empresa já reconheceu que a falta de comunidades sociais é seu calcanhar de Aquiles, e está tentando vários métodos para corrigir isso.

Com informações de Gigaom