DevSecOps

2 jun, 2017

Pai do JavaScript levantou US$ 35 milhões para o projeto BAT, sua nova nova moeda digital

Publicidade

Brendan Eich, conhecido como “pai do JavaScript” e também ex-CEO da Mozilla, conseguiu levantar US$ 35 milhões em apenas 30 segundos para o seu novo projeto: BAT – Basic Attention Token, uma nova moeda digital.

A intenção de Eich é usar essa novidade, bem similar ao Bitcoin, para monetizar outra ciração sua: o navegador Brave. O Brave tenta se diferenciar por ter um ad blocker nativo, que visa anúncios excessivos e invasivos que, além de atrapalharem a navegação do usuário, deixam páginas mais pesadas e consomem muitos dados. A proposta não é acabar com a publicidade online, mas reformular o segmento.

O usuário será recompensado com BATs pela atenção aos anúncios e ao conteúdo; já os editores de sites receberão BATs de acordo com os níveis de atenção alcançados. Os anunciantes, por sua vez, terão um ambiente propício para realizar campanhas com mais chances de resultados positivos e também poderão fazer pagamentos com BATs.

Como o BAT é integrado ao navegador, a Brave poderá calcular de forma mais precisa o tempo gasto pela pessoa na página, a proporção do anúncio em relação ao conteúdo, que tipo de publicidade é mais adequada a cada perfil de usuário e assim por diante — tudo é feito de maneira anônima, assegura a empresa.

Eich fez uma ICO (Initial Coin Offering) – no Brasil seria uma IPO (Oferta Pública Inicial), só que com valores em vez de ações. No processo, um bilhão de BATs foram colocados à venda. Cerca de 130 pessoas conseguiram fazer a compra. A arrecadação total foi de 156.250 ETHs (Ethereum, outro tipo de moeda digital), valor que corresponde aos já mencionados US$ 35 milhões.

Há ainda outros 500 milhões de BATs, mas esse montante será destinado à plataforma do Brave e ao desenvolvimento da própria moeda. Não que, a essa altura, alguém duvide, mas esse é um claro sinal de que a ideia de Eich está sendo levada a sério, no melhor clima de “agora vai”.