No dia 24 de janeiro de 2004, dez anos atrás, o Orkut foi lançado. A rede afiliada do gigante das buscas foi criada em parceria com o engenheiro de software Orkut Büyükkökten, que dá nome ao site.
O Brasil e a Índia foram os países mais populares do mundo no site de relacionamento. Em 2011, o Facebook superou o Orkut, segundo dados do IBOPE, mas o site ainda tem um público ativo que participa das discussões em grupos e deixa alguns scraps por aí.
De acordo com a comScore, seis milhões de pessoas acessaram o Orkut no mês de dezembro de 2013. Esse número representa aproximadamente metade da população da cidade de São Paulo. O site de relacionamentos, em suas últimas reformas, ganhou um design similar ao do Facebook. Há até mesmo uma possibilidade de gostar de uma publicação do feed de atualizações sociais, mas há vários meses que o Google não oferece novidades para esses usuários.
Segundo o blog do site, em 2010, mais da metade dos usuários do Orkut estavam no Brasil, enquanto os internautas dos Estados Unidos representavam apenas 2% de sua base.
Foi entre 2005 e 2008 que o site de relacionamentos viveu seu auge. “Se você não tem perfil no Orkut, você não existe” era uma frase comum nas conversas de adolescentes da época. Em 2009, surgiu o “Novo Orkut” e causou polêmica e insatisfação de muitos internautas. O site incorporou muitos recursos vistos no Facebook, que já tinha muitos usuários, especialmente nos Estados Unidos. Um exemplo claro disso é a chegada do feed de notícias, com atualizações de status dos internautas.
Embota ainda tenha seis milhões de usuários, os acessos caíram muito no Brasil de 2012 para 2013. Dois anos atrás, o site tinha mais de 30 milhões de brasileiros ativos mensalmente, ou seja, cinco vezes mais do que tem atualmente.
Com informações de Info