DevSecOps

3 nov, 2011

Oracle propõe tornar o JavaFX open source

Publicidade

Recentemente, na conferência JavaOne, a Oracle disse que tem a intenção de tornar o JavaFX uma plataforma open source. Agora, a empresa está propondo formalmente que a toolkit JavaFX seja open source sob o projeto OpenJDK e está quer que ela seja incorporada ao Java 9. O arquiteto desktop da Oracle, Richard Bair, ao fazer a proposta, disse que a empresa já vinha conversando a respeito há muito tempo, “mas finalmente estão preparados para atuar nessa área”.

JavaFX foi criado pela Sun como uma tecnologia independente, com sua própria linguagem de script. Mas desde a aquisição da Sun pela Oracle, ela foi reposicionada como uma toolkit Java com uma moderna arquitetura, dando suporte para, por exemplo, aceleração de hardware e estilização utilizando CSS.

O projeto se chamará JFX e a Oracle espera que durante o processo uma comunidade se desenvolva em torno dele; o projeto inclui mais de 6 mil membros de APIs públicas, 11.500 unidades de testes, bibliotecas core, efeitos, suporte a CSS e a aceleração de hardware e controle UI e gráficos. Eles também esperam que a transparência vinda dos códigos open source irá melhorar a aceitação. O código já existe para portar uma camada que suporta Linux, Mac OS X e Windows.

Bair espera que existirá um JSR para JFX a tempo do Java 9, que incluiria JFX como “uma parte adequada do JDK”.A proposta dele formalizada por Iris Clark, que foi quem colocou a proposta para votação. Inicialmente, o projeto – que será liderado por Bair – terá o código JavaFX publicado pela Oracle, começando pelos controles UI. Ao longo dos meses, o código completo será publicado. O OpenJFX não dependerá dos binários por muito tempo. A votação deve ser concluída até o dia 16 de novembro.

Plano a longo prazo da Oracle é ver o JavaFX superar o toolkit UI já existente, como o Swing. Mas não há planos de remover o Swing do Java e é possível usar os dois em um aplicativo. O código fonte para o JavaFX deve ser lançado sob a GPLv2 com a exceção do Classpath.  

Com informações de The H