Após três anos de pesquisa e desenvolvimento pela Public Interest Registry, a operadora sem fins lucrativos do domínio .org OnGood, já está generalizadamente disponível para organizações não governamentais (ONGs) em todo o mundo. Ancorado pelo pacote e novos domínios .ong e .ngo, o OnGood é uma suíte de serviços online exclusivos para ONGs, a fim de ajudá-las a fortalecer sua presença online, melhorar a visibilidade e melhor se conectar com seus grupos de apoio.
Projetado para ser o primeiro diretório global online para ONGs, o OnGood reúne essas organizações através dos nomes de domínio .ong e .ngo – domínio inteiramente novos e exclusivos, disponíveis apenas a ONGs homologadas. Agora, os solicitantes de registro podem criar um perfil online personalizável para exibir suas missões, campanhas, conteúdo multimídia e outras informações, além de coletar doações. Além disso, os usuários da Internet em todo o mundo podem, facilmente, fazer buscas de organizações de seu interesse no OnGood, tendo a segurança de que websites que terminam em .ngo e .ong representam ONGs autênticas, legalizadas e independentes.
No Brasil, estima-se que há mais de 338.000 ONGs, para as quais é importante ter uma forte presença online, para ter visibilidade e para levantar fundos. Ainda assim, muitas ONGs brasileiras, tais como pequenas organizações em cidades remotas do Brasil, não têm websites. Além disso, os doadores internacionais são fundamentais para as ONGs brasileiras, considerando que o Brasil se classifica em 90º lugar, globalmente, em doações beneficentes, de acordo com o Índice Mundial da Generosidade de 2014 (2014 World Giving Index) da Charities Aid Foundation.
Ao fazer o registro, os membros recebem o nome de domínio .ong ou o nome de domínio .ngo como um pacote. Os dois nomes, .ong e .ngo, refletem as abreviações da designação “Organização Não Governamental” – ONG, em português e outros idiomas latinos, e NGO para o público de idioma inglês. Para cada registro de pacote de domínio, os membros recebem uma página para perfil no diretório do OnGood, o que lhes permite ter páginas diferentes para várias causas e campanhas, podendo manter um link entre elas ou mantê-las separadas.
Os usuários da Internet podem recorrer ao OnGood para fazer buscas de ONGs por causa, geografia, palavra-chave etc. Os resultados da busca podem ser exibidos em diversas opções de visualização, com base nas preferências do usuário, incluindo em um mapa do mundo. O OnGood é otimizado para visualização em computadores, tablets e outros dispositivos móveis e está disponível em cinco idiomas: português, inglês, francês, alemão e espanhol.
Para se tornarem membros do OnGood, todas as ONGs devem atender a exigências específicas de qualificação e passar por um processo de homologação. A Public Interest Registry trabalhou de perto com a comunidade global de ONGs para desenvolver um processo de homologação, que requer de todos os membros do OnGood: atuarem em favor do interesse público; serem uma organização sem fins lucrativos; terem influência limitada do governo; serem compostos por pessoal independente ou membros; estarem se esforçando ativamente para cumprir suas missões; operarem de uma maneira estruturada; e serem legalizados. Auditorias contínuas serão realizadas para garantir a credibilidade da comunidade do OnGood e os usuários poderão relatar qualquer atividade questionável.
Mais informações estão disponíveis no site do Ongood. Os interessados em se registra na plataforma devem acessar este link.