O Shell do Windows é essencialmente o ambiente do sistema operacional que todos conhecemos, dando-nos acesso a elementos do sistema e objetos necessários para executar aplicativos e abrigando recursos como barra de tarefas, menu Iniciar e área de trabalho. Atualmente, o Shell do Windows é diferente, dependendo da versão do Windows 10 que você está usando. Por exemplo, o Windows Mobile usa um Shell do Windows diferente do utilizado no desktop, mas a Microsoft está trabalhando para mudar e agilizar isso.
Segundo fontes do site Windows Central, a Microsoft está construindo um “shell adaptável” no Windows 10 que funcionará em PCs, tablets, telefones, HoloLens e até mesmo no Xbox. No momento, o Shell do Windows não é um verdadeiro elemento universal do Windows, ao contrário do subsistema OneCore e do Universal Windows Apps. PCs e tablets compartilham o mesmo shell graças ao Continuum, mas mobile, HoloLens e Xbox têm seus shells individuais que são atualizados e mantidos separadamente.
Entretanto, nas próximas versões do Windows 10, a Microsoft trará cada uma dessas categorias de dispositivos em um único Shell do Windows, tornando-o uma verdadeira experiência universal do Windows 10, independentemente do dispositivo que o estiver usando.
[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/microsoft-levara-cortana-para-internet-das-coisas-com-o-creators-update-do-windows-10/,https://imasters.com.br/noticia/microsoft-libera-windows-10-sdk-preview-build-15003/]
Chamado internamente de “Composable Shell” ou “CSHELL”, o novo Shell do Windows será capaz de escalar em tempo real entre todos os tipos de dispositivos, da mesma forma que o Continuum atualmente funciona entre o modo desktop e modo tablet.
Para aqueles mais interessados nos aspectos técnicos, o Composable Shell é essencialmente um shell modularizado em sub-componentes. O sistema pode fazer a transição entre cada componente se for necessário, tornando a experiência muito mais flexível em dispositivos como 2-em-1 ou algo que tem múltiplos form-factors.
Na verdade, a Microsoft revelou o Composable Shell em uma demonstração há alguns meses, quando detalhou melhorias que chegariam ao Continuum no Windows 10 Mobile. Na demo, a Microsoft mostrou um ambiente Continuum no telefone que era extremamente semelhante ao ambiente presente nos atuais PCs com Windows 10. Essa demonstração também mostrou que a Microsoft está aprimorando o Continuum de duas formas. No mobile, ele se transforma em um ambiente parecido com o Windows 10 para desktops e, eventualmente, esse ambiente para desktops poderá se transformar em um ambiente para smartphones e outros dispositivos, como HoloLens e Xbox One.
Uma importante vantagem de um shell adaptável é que a Microsoft não terá mais que manter e atualizar cada shell individualmente. O Composable Shell, sendo escalável em todos os tipos de dispositivos com Windows 10, será o mesmo shell em todos os lugares, o que significa que a Microsoft não precisará se preocupar com a atualização de ambientes de shell individuais.
O Composable Shell deve começar a aparecer nas próximas grandes atualizações do Windows 10 para mobile, depois para desktop e, eventualmente, para Xbox, mas a empresa não citou datas.