Tecnologia

7 jan, 2015

Novo padrão de cabos MHL permite enviar conteúdos em 8K a 120FPS para TV

Publicidade

Em 2010, o padrão Mobile High-Definition (MHL) foi lançado com a premissa de oferecer uma forma simples e prática de conectar o smartphone à TV. O desafio era criar uma conexão que pudesse ser mantida usando apenas os cinco pinos do microUSB.

Logo em seguida, novas gerações surgiram trazendo suporte para maiores resoluções e maior taxa de quadros por segundo. Hoje, está disponível a terceira versão do MHL, que consegue entregar a resolução Full HD da tela do smartphone diretamente na TV sem nenhum problema. No entanto, com o avanço do mercado e o surgimento de novos smartphones com telas 2K e TVs que passam disso chegando ao 4K, era necessário o desenvolvimento de uma nova geração da tecnologia.

Assim, surgiu o SuperMHL, que é capaz de transportar imagens de até 8K de resolução com suporte para até 120 quadros por segundo. Os smartphones ainda estão longe de chegar a esse patamar, mas o MHL mostra que já está pronto para quando isso acontecer, superando até mesmo o HDMI, que acaba de chegar à segunda geração com suporte apenas para a resolução 4K e 60 quadros por segundo.

MHL

Outra vantagem do MHL é que ele também consegue transportar energia elétrica, que, além de enviar a sua imagem para a TV, é capaz de recarregar o smartphone ao mesmo tempo. A segunda geração era capaz de enviar uma carga de apenas 4,5W, enquanto o SuperMHL oferece até 40W (20v @ 2A). Isso é superior a praticamente qualquer carregador portátil do mercado.

Além disso, a nova geração conta com várias opções de combinação de conectores, como pode ser visto acima. Desde o microUSB, passando pelo novo padrão USB Tipo-C, e chegando ao HDMI tradicional.

Na CES 2015, a Samsung anunciou sua primeira TV com resolução 8K que conta com suporte para o novo SuperMHL.

Com informações de Game Vício