DevSecOps

23 abr, 2014

Nokia pode incluir criptografia quântica em celulares

Publicidade

A Nokia anunciou que pode incluir nos telefones celulares a criptografia quântica. O objetivo é permitir que os usuários enviem mensagens completamente seguras.

nokia

Engenheiros da empresa, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, criaram o primeiro dispositivo de criptografia quântica de bolso.

Inicialmente, a conexão não poderá ser totalmente sem fios, já que será necessário conectar o celular a uma espécie de “cabine telefônica quântica”, por meio de uma conexão de fibra óptica.

As transações seguras pela Internet utilizam a criptografia de chave pública, que é muito boa, mas pode ser quebrada por um intruso poderoso o suficiente. Em contrapartida, uma chave quântica, que não pode ser duplicada sem que se destrua a original, pode gerar códigos virtualmente inquebráveis.

Entretanto, até agora, apenas bancos e grandes empresas podem pagar pelo grande e caro equipamento necessário para isso.

Para democratizar a criptografia quântica, a equipe do professor Anthony Laing dividiu o sistema tradicional de codificação quântica em dois.

A parte volumosa ficará em um “servidor”, que teria o tamanho de uma caixa de cerveja, contendo os componentes maiores, como um laser e um gerador de fótons individuais. O servidor envia fótons através de um cabo de fibra óptica para o dispositivo menor, que pode ser incorporado em um telefone celular.

O dispositivo portátil inclui um guia de onda que altera o estado dos fótons que o atravessam, criptografando a mensagem. Em seguida, ele devolve os fótons alterados para o cabo de fibra óptica, que os leva de volta para o servidor.

A Nokia já patenteou a tecnologia, mas ainda não anunciou quando ela será transformada em um produto ou incorporada a um celular.

Com informações de Inovação Tecnológica