Carreira Dev

28 mar, 2019

“Nobel da Computação”: Trio chamado de Padrinhos da IA ganha concurso

Publicidade

O trio formado por Yoshua Bengio, Geoffrey Hinton e Yann LeCun é conhecido pelo apelido de Padrinhos da IA, por ser pioneiro em Inteligência Artificial.  O trabalho dos três cientistas, que permite termos atualmente sistemas de identificação facial, foi um dos motivos para que recebessem o Prêmio Turing 2018, considerado o “Prêmio Nobel da Computação”.

Os três vão dividir a recompensa de US$ 1 milhão e terão  a responsabilidade de receberam a condecoração de agentes fundamentais no desenvolvimento do aprendizado de máquina.

As técnicas desenvolvidas pelo trio datam das décadas de 1990 e 2000. Elas permitiram, por exemplo, melhorias em visão computacional e reconhecimento de fala, fundamentais para o que hoje vemos como carros autônomos.

“Nobel da Computação” – Prêmio Turing

O Prêmio Turing é concedido anualmente pela Association for Computing Machinery – ACM. O nome do prêmio é uma homenagem à  Alan Turing, um matemático britânico considerado um dos pais da ciência da computação moderna.

A história de Alan Turing foi já havia sido eternizada por ser contada no filme O Jogo da Imitação. Recentemente, a série BBC Icons, da emissora de TV britânica BBC, nomeou Turing como um ícone do século 20.

Segundo o portal Loving Manchester, o apresentador de TV Chris Packham fez um discurso emocionado sobre o trabalho do pai da computação durante o programa. Chris disse que Turing era “um gênio, um salvador, mas ele também era autista e gay, então o traímos e o levamos ao suicídio”. “Vergonha. Uma marca implacável na consciência da humanidade”, completou o apresentador.

Princípio da Programação

Alan Turing foi o autor do princípio da programação que deu origem aos computadores. Além disso, ele foi responsável pelos sistemas binários que usamos até hoje em dispositivos eletrônicos, de computadores a celulares. Ele era um gênio da matemática, que ajudou a Segunda Guerra Mundial a chegar ao fim. Isso, porque ele possibilitou, com seus cálculos, uma enorme vantagem da Inglaterra sobre a Alemanha, ao criar uma máquina que decifrava códigos e enigmas dos alemães. Uma grande revolução para a época.

Alan Turing chegou a ser preso e castrado pelo governo do Reino Unido, por ser homossexual. Anos mais tarde, ele se suicidou em decorrência de depressão. Foi impedido de trabalhar e não teve reconhecimento por seus feitos, que beneficiaram a história mundial da tecnologia e da sociedade.

Quem foi Alan Turing

Alan Mathison Turing nasceu em Paddington, na região de Londres, em 23 de junho de 1912. Ele morreu em Cheshire East, em 7 de junho de 1954. O matemático era também criptoanalista, lógico e cientista da computação.

Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação. Além disso, foi importante na formalização do conceito de algoritmo e computação, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Ele foi também pioneiro da inteligência artificial e da ciência da computação. É conhecido como o pai da computação.