Tecnologia

26 mai, 2017

NIC.br realiza treinamento a distância sobre IPv6

Publicidade

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), está recebendo inscrições para mais uma iniciativa de incentivo à adoção do IPv6 no Brasil, voltada para o preparo de estudantes e profissionais da área: o Curso de IPv6 Básico a Distância. O anúncio foi feito ontem no 43º encontro do Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes (GTER), em Foz do Iguaçu. Não há processo seletivo ou pré-requisitos, basta acessar o site, realizar a inscrição e conferir as aulas.

“Neste momento de avanço da Internet das Coisas e do esgotamento do estoque de endereços IPv4 na região da América Latina e Caribe, é fundamental ampliar os esforços para a adoção do IPv6 no Brasil, que se tornou inadiável. Há 10, anos o NIC.br promove ações de treinamento e capacitação sobre IPv6, para que ninguém fosse surpreendido”, afirmou Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.

“Nosso objetivo é disponibilizar o conhecimento sobre IPv6 para mais gente, sem abrir mão da qualidade do ensino. O treinamento a distância permite que pessoas que estejam em diferentes regiões do País tenham a oportunidade de se capacitar, e ainda contribui para suprir a demanda crescente por cursos”, explicou Antonio M. Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/mais-de-17-do-trafego-brasileiro-ja-estao-em-ipv6/]

O treinamento a distância utiliza a metodologia de Aprendizagem baseada em Problemas, com módulos introdutórios que abordam como duas máquinas se comunicam em IPv6, como e por que planejar sua rede IPv6, por exemplo. Auxiliam no aprendizado textos explicativos, novos vídeos que complementam o material já produzido pelo NIC.br e o livro Laboratório de IPv6, que ensina o protocolo por meio da prática.

Para tirar dúvidas, os estudantes podem consultar o Fórum de Perguntas disponível na plataforma do curso. As questões serão respondidas dentro do menor prazo possível. Vale ressaltar que o período beta do curso, com inscrições abertas até 8 de junho, será gratuito, autoinstrutivo e não possui tutoria.

O desempenho será avaliado por meio de questionários disponíveis ao fim de cada módulo e um certificado será emitido após a conclusão do curso, para aqueles que alcançarem uma nota mínima. Para profissionais de engenharia de redes, professores e estudantes com familiaridade com o assunto, o treinamento deve ter duração de 11 horas. Entretanto, não há um prazo para conclusão do treinamento – cada interessado poderá fazê-lo no seu ritmo.