Hoje, o Netflix usa o plugin do Microsoft Silverlight para exibir filmes e séries via streaming. Isso pode ser um problema, já que poucos sites usam o Silverlight. Sendo assim, é necessário instalar um plugin para o Netflix, e não há uma versão oficial dele para o Linux.
Como a própria Microsoft parece estar se concentrando no HTML5 e deixando o Silverlight de lado, o Netflix resolveu fazer o mesmo.
Em seu blog, o Netflix forneceu detalhes sobre como está adotando o HTML5. O maior desafio é embutir DRM em seus vídeos, para evitar que o usuário baixe um filme do Netflix e consiga distribuí-lo. Por isso, o Netflix adota “extensões de vídeo premium no HTML5″, que são funções adicionais para o padrão HTML5, ainda em formação.
Elas consistem em três iniciativas: streaming de mídia ativado por JavaScript; criptografia para DRM; e criptografia entre seu computador e o Netflix. As duas primeiras já foram incluídas no Google Chrome, e a última requer um plugin por enquanto.
O Netflix está testando o streaming via HTML5 no Chrome OS. Quando todas as três “extensões de vídeo premium” forem embutidas no Chrome, o Netflix diz que vai iniciar os testes no Windows e OS X. Por enquanto, nada de Ubuntu ou semelhantes, mas isso não deve demorar.
Ou seja, o streaming do Netflix em HTML5 vai acabar chegando para todo mundo, mas os navegadores precisam as modificações no HTML5 para tudo funcionar.
Com informações de Gizmodo