Desenvolvimento

28 out, 2016

Mozilla quer aumentar desempenho do Firefox com projeto Quantum

Publicidade

À medida que a web valoriza cada vez mais as aplicações web complexas, os navegadores estão sendo testados em seus limites para exibir conteúdo interativo sem lag e taxas de frame irregulares. Ontem, em seu blog, a Mozilla revelou o desenvolvimento de um novo projeto, chamado de Quantum. Trata-se de um motor de navegador projetado para lidar com essas mudanças em um nível fundamental. Quando o projeto for concluído, ele levará uma experiência de navegação mais suave para os usuários do Firefox, segundo a Mozilla.

O trabalho do Quantum é alavancar trabalhos anteriores em Servo e Rust para entregar uma experiência de navegação mais suave em sites com maior tráfego. Rust, uma linguagem de programação, foi inicialmente criado como um projeto paralelo de um funcionário da Mozilla. Ele foi projetado para ser rápido, assegurando segurança de memória enquanto programas paralelos são desenvolvidos.

Isso é importante porque o Servo, a segunda peça do quebra-cabeça, é uma engine web patrocinada pela Mozilla e baseada na comunidade. Ele será a fonte de muitos dos componentes subjacentes do Quantum que realmente vão melhorar a renderização de webpages.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/mozilla-lanca-tres-recursos-no-programa-test-pilot-para-firefox/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/firefox-bloqueia-sites-com-chaves-de-criptografia-vulneraveis/?trace=824205206&source=news-search]

Além disso, segundo divulgou o TechCrunch, a Mozilla vem trabalhando duro no lançamento do Electrolysis, a fim de levar os benefícios de uma arquitetura de multiprocessamento para os usuários do Firefox. O Electrolysis está sendo apontado como o primeiro passo que estabeleceu as bases para o desenvolvimento do Quantum. A partir daí, a Mozilla vai descartar importantes componentes do seu motor Gecko, substituindo-os por componentes mais eficientes que vão funcionar melhor com a paralelização e a descarga GPU.

O novo motor também se concentrará no poder de processamento de forma mais eficaz para priorizar o conteúdo web mais importante. Juntamente com o Electrolysis , previsto para ser lançado para todos os usuários do Firefox nos próximos meses, o Quantum deve melhorar a estabilidade, a segurança e a qualidade global da experiência de navegação.

A Mozilla pretende liberar uma iteração inicial do Quantum até o final de 2017 para usuários do Firefox no Android, Windows, Mac e Linux. Isso significa que, por enquanto, os usuários do iOS não vão ser convidados para a festa, mas a Mozilla diz que eles devem ser incluídos em versões futuras.