Tecnologia

15 jul, 2014

Mozilla aprimora seu codificador de arquivos JPEG e ganha aporte de R$ 60 mil do Facebook

Publicidade

Há anos, os grandes players da Internet estudam formas de tornar as imagens menos pesadas, o que contribuiria para a fluidez da rede – principalmente com o aumento dos acessos mobile. Hoje a Mozilla anunciou que o Facebook resolveu apostar no aprimoramento do mozjpeg 2.0, seu codificador de imagens JPEG.

jpeg

Algumas empresas acreditam que o melhor seria substituir o JPEG, amplamente usado na Internet, por um formato livre mais leve. Isso inclui o Google, um dos nomes por trás do WebP, que tem cerca de 30% do tamanho do JPEG mantendo a mesma qualidade.

Entretanto, a Mozilla realizou estudos que comprovam a ineficácia de se trocar toda a estrutura da web. Ao invés disso, o melhor seria trabalhar para diminuir o próprio JPEG, e é o que a fundação vem fazendo com o codificador mozjpeg, que reduz o JPEG, em média, em 5%.

E o Facebook anunciou hoje que está testando o mozjpeg 2.0 para comprimir as imagens da rede social e também um aporte de US$ 60 mil para o desenvolvimento da ferramenta, que deve chegar em breve à versão 3.0.

Com informações de Olhar Digital