Na sexta-feira, a Microsoft anunciou que o CodePlex, seu projeto de repositório de domínios open source, será encerrado.
Iniciado em 2006, o serviço oferecia uma alternativa para o SourceForge. Ele baseava-se inicialmente no controle de origem do Team Foundation Server da Microsoft e posteriormente adicionou opções para usar Subversion, Mercurial e Git.
Na época, não havia muitas boas opções para projetos de hospedagem. O SourceForge era o grande destaque, mas sempre parecia leve no desenvolvimento de recursos e pesado em publicidade. Segundo o Ars Technica, o CodePlex na Web era muito mais atraente e menos confuso. O uso de TFS para controle de origem significava que também tinha forte integração no Visual Studio.
[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/microsoft-vai-pagar-ate-us-15-mil-para-quem-reportar-bugs-no-office/,https://imasters.com.br/noticia/microsoft-anuncia-disponibilidade-geral-do-azure-web-application-firewall/]
Mas atualmente o GitHub é a escolha padrão para a maioria dos projetos de código aberto. Isso também se aplica à Microsoft: a empresa está usando o GitHub para hospedar projetos como .NET e motor Chakra JavaScript. Assim, a atividade no CodePlex diminuiu, com menos de 350 projetos vendo commits de código nos últimos 30 dias.
Diante disso, a Microsoft decidiu encerrar o serviço. A partir de agora, novos projetos não podem mais ser criados. Em outubro, todos os projetos serão definidos como somente de leitura. Em 15 de dezembro, o CodePlex será desligado completamente, e o site será substituído por um arquivo estático. Projetos e fontes ainda serão navegáveis online, mas o sistema de controle de origem não estará mais operacional.
O GitHub é a nova casa preferida para os projetos do CodePlex, e há um processo de importação direto que copiará a fonte e a documentação hospedadas no CodePlex para o GitHub. A Microsoft também está construindo uma ferramenta para migrar issues, embora isso ainda não esteja pronto. Os projetos também podem ser migrados para serviços como Bitbucket. Isso poderá atrair aqueles que usam o controle Mercurial com CodePlex, já que o Bitbucket suporta Mercurial, além do Git.