Desenvolvimento

26 mar, 2014

Microsoft libera código fonte do MS DOS e do Word para Windows 1.1

Publicidade

A Microsoft liberou ontem o código fonte do seu primeiro sistema operacional, o MS-DOS 1.1 e 2.0, e da primeira versão do Microsoft Word para o Windows 1.1. Isso foi feito em parceria com o Computer History Museum (Museu Histórico do Computador, em inglês) e foi liberado aproximadamente 30 anos depois do lançamento dos programas.

ms-dosproducts

O código fonte é o texto original criado em linguagem de programação, que permite que um compilador específico gere uma versão de um software. A partir daí, isso pode ser rodado em algum sistema operacional. Com um código fonte em mãos, desenvolvedores podem entender os detalhes de programação dos softwares a aprender melhor como eles funcionam e foram programados.

No caso do MS-DOS e do primeiro Word para Windows, a liberação dos códigos para o público servirá principalmente para agregar conhecimentos para a educação sobre a história da computação.

O MS-DOS foi lançado em 1981 com a aquisição do sistema operacional 86-DOS, criado pelo engenheiro Tim Paterson, contratado naquele ano pela Microsoft. O projeto teve participação da IBM.

“Em 1980, a IBM se aproximou da Microsoft para trabalhar em um projeto de codinome ‘Chess’. O que se seguiu foi um marco significativo na história do computador pessoal. A Microsoft fornecia o interpretador de linguagem BASIC para a IBM, mas eles tinham outros planos, e pediram para a Microsoft criar um sistema operacional”, explicou Roy Levin, engenheiro sênior e diretor da Microsoft.

O MS-DOS exigiu o trabalho de mais de um terço da equipe da Microsoft nos anos 80, que também foi responsável pelo lançamento da primeira versão do Word, em 1983, e do Word para Windows, em 1989. Esta última versão foi tão bem sucedida que se tornou, em apenas quatro anos, a dona do mercado de processadores de texto.

Com informações de Techtudo