Cloud Computing

4 dez, 2013

Microsoft lança Azure no Brasil e vai construir data center em São Paulo

Publicidade

A Microsoft anunciou hoje o lançamento do Azure no Brasil. A iniciativa vem acompanhada pelo investimento em um data center, localizado em São Paulo, que servirá como um centro regional para oferta da plataforma de serviços em nuvem da companhia.

azure

O armazenamento local de dados e aplicações estará disponível a partir do país no primeiro semestre de 2014. A expectativa é que a base em solo brasileiro melhore questões como disponibilidade e latência do serviço entre 10 e 20 vezes.

“Fazer cloud no Brasil é crítico para o nosso sucesso”, reconhece Steven Martin, gerente geral de nuvens corporativas da Microsoft. A fabricante estima que 3,5 mil clientes no País se aproveitarão da infraestrutura local, no roadmap da empresa há algum tempo.

Não há um número aberto sobre o quanto esse movimento agregará à base de usuários no País. “Sabemos que a estrutura local vai acelerar a adoção desse tipo de serviços na região”, projeta o executivo, reforçando que o preço por aqui segue a linha adotada globalmente para produtos de commodity da marca e será agressivo para reter o avanço da Amazon Web Service (AWS), presente com infraestrutura local há dois anos.

Mariano de Beer, em uma de seus primeiras aparições para a imprensa desde que assumiu a presidência da subsidiária brasileira da Microsoft em julho, tentou afastar a imagem de que o investimento de agora é apenas no data center local. “É mais do que isso. O conceito de data center é ultrapassado para o que estamos falando. Estamos criando plataforma”, diz, reconhecendo que trata-se de um projeto de alocação de máquinas próprias, gerenciadas por um time da fabricante, em um prédio de terceiro.

A base em território brasileiro faz parte de um plano de investimento da ordem de US$ 1 bilhão em infraestrutura de Azure previsto pela Microsoft para o ano fiscal que vai até julho de 2014. A oferta já está disponível em 89 países.

Cloud ainda representa uma parte pequena, entre 8% e 10%, da capacidade computacional atual, mas é algo que cresce rapidamente. Azure ganha, globalmente, mil clientes por dia, contabiliza Martin. Do ecossistema, sete mil parceiros no País estão preparados para integrar soluções em nuvem. Destes, 200 canais têm alto nível de certificação, com mais possibilidades de crescerem ofertas.

“O Brasil está no centro da estratégia da Microsoft para o futuro”, pontua De Beer, enfatizando que se trata do anúncio mais importante do ano para subsidiária local da companhia. Em outra frente, a empresa armazena no País seu Office 365, ferramenta de mensageria e produtividade que roda em cloud, desde 2011.

Com informações de Information Week