DevSecOps

11 mai, 2017

Microsoft lança Azure Database para MySQL e PostgreSQL

Publicidade

Na sua conferência de desenvolvedores Build da Microsoft, a empresa anunciou ontem o lançamento do Azure Database para MySQL e PostgreSQL.

Segundo a Microsoft, isso visa a garantir que os desenvolvedores possam usar seus bancos de dados favoritos no Azure. Até agora, para usar o MySQL ou o PostgreSQL no Azure, eles tinham que usar máquinas virtuais para executar e operar esses sistemas de banco de dados. Agora, a Microsoft oferece-lhes um serviço que deve fornecer alta disponibilidade, proteção de dados e recuperação, bem como a capacidade de escalar facilmente.

Esses novos serviços estão disponíveis em 11 das regiões do Azure nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O preço dos serviços depende de quantas unidades de computação você precisa e de quantas IOPS deseja provisionar.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/microsoft-anuncia-disponibilidade-geral-do-azure-web-application-firewall/,https://imasters.com.br/noticia/versao-3-6-do-azure-hdinsight-esta-disponivel-para-download/]

Apesar de a Microsoft já oferecer o Azure SQL como uma opção para os desenvolvedores que precisam de um banco de dados relacional, isso não é exatamente uma substituição drop-in para o MySQL, por exemplo, e os desenvolvedores terão um pouco de trabalho para adaptar seus aplicativos para usar isso. Com essas novas ofertas de banco de dados, a empresa quer conhecer os desenvolvedores onde eles estão.

De acordo com o TechCrunch, vale ressaltar que a Oracle, que assumiu o controle do lado comercial do MySQL quando adquiriu a Sun em 2010, também oferece o MySQL como um serviço em nuvem. Ou seja, a Oracle está claramente na mira da Microsoft. Isso ocorre porque a Microsoft também lançou ontem um serviço de migração que permite que os desenvolvedores peguem seus bancos de dados de terceiros e do SQL Server e os movam para o Azure SQL Database.