A Microsoft anunciou hoje sua própria distribuição do Linux. Chamada de Azure Cloud Switch, ela é descrita pela empresa como um “sistema operacional modular multiplataforma para redes de datacenter construído no Linux”. O objetivo é usá-la na infraestrutura de redes de companhias de grande porte.
No blog oficial da Microsoft, Kamala Subramaniam, arquiteta principal da Azure Networking, escreve que o novo sistema “permite depurar, corrigir e testar erros de software de maneira muito mais rápida”.
Outra vantagem do Azure Cloud Switch é que ele traz melhorias para o gerenciamento de switches em um datacenter, já que aparelhos com Apache seriam identificados pela interface do Azure como um servidor com Windows. Isso minimiza o trabalho necessário para lidar com essas máquinas, melhorando a eficiência da Microsoft nesse segmento corporativo.
Dona do Windows, um sistema operacional proprietário, a Microsoft sempre rivalizou, no mercado de consumo, com distribuições do Linux, como Ubuntu, Mint ou Debian. Todos esses sistemas são de código aberto.
Sob o comando de Satya Nadella, a Microsoft adotou uma postura mais aberta nos últimos anos. O primeiro sinal disso foi o lançamento do Office para iPads e aparelhos com sistema Android. Essa postura foi mantida, com o lançamento do Windows 10 como um update gratuito.
Com informações de Info