Desenvolvimento

16 mai, 2016

Microsoft anuncia encerramento do Project Spark, plataforma para criação de jogos

Publicidade

A Microsoft anunciou o encerramento do Project Spark, sua plataforma para criação de jogos – o título também é um game gratuito. Hoje, no site do projeto, a empresa afirmou que o aplicativo já não está disponível para download e que ele será descontinuado gradualmente até agosto, quando os servidores serão desligados.

Após isso, você ainda poderá jogar o game, mas não terá acesso a qualquer arquivo armazenado na nuvem. Além disso, a Microsoft declarou estar agindo para não prejudicar quem pagou pelo game antes de ele ser oferecido gratuitamente. O objetivo é aumentar o retorno do investimento de quase US$ 100 bilhões feito na indústria de games. A Microsoft também enfatizou que não vai demitir ninguém que fez parte do desenvolvimento do projeto.

De acordo com o Community Manager Thomas Gratz, foi extremamente difícil para a equipe tomar a decisão. “Quando o Project Spark deixou de ser desenvolvido ativamente no último outono, muitos de nossa equipe foram trabalhar em outros projetos fora da Microsoft Studios. Ninguém foi demitido pela Microsoft, só não era mais viável continuar trabalhando para manter o Project Spark funcionando e sendo atualizado com correções”.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/aws-anuncia-ferramenta-gratuita-e-multiplataforma-para-desenvolvimento-de-games-3d/,https://imasters.com.br/noticia/vulkan-sucessor-do-opengl-esta-pronto-para-melhorar-graficos-de-games/]

Gamers ouviram falar do Projeto Spark pela primeira vez durante a Electronic Entertainment Expo, em 2013. Ele apresentado como uma suíte de ferramentas de fácil uso que permitia que qualquer um fosse capaz de criar o seu próprio jogo explorando diferentes funções do controle do console, do Kinect e até o suporte para teclado e mouse para uma versão adaptada para Windows.

A Microsoft esclareceu que aqueles que compraram o app ou resgataram um código de compra entre outubro de 2015 e maio de 2016 receberão um crédito para usá-lo no Xbox ou na loja do Windows.

Com informações de Venture Beat