A Microsoft revelou ontem um novo dispositivo que tenta concorrer com o Chromecast, do Google. Chamado de Microsoft Wireless Display Adapter, o gadget permite espelhar com mais facilidade a tela do computador com um televisor.
O WDA se conecta ao televisor por meio de HDMI e um cabo USB para fornecimento de energia. Do lado do PC, o espelhamento é feito pelo padrão Miracast, o que significa que aparelhos Android que suportem a tecnologia também serão compatíveis com o aparelho, assim como dispositivos Windows Phone.
No caso dos PCs, é necessário o Windows 8 para utilizar o gadget – basta puxar a barra lateral do sistema, selecionar Dispositivos e Projetar e selecionar o WDA.
Com o aparelho, a Microsoft tenta solucionar um problema antigo na hora de fazer alguma apresentação que necessite do espelhamento da tela com uma TV. O jeito mais direto de fazer isso é com um cabo HDMI, o que requer que o computador fique perto da tela ou um cabo muito longo. Outras opções de espelhamento sem fio são pouco práticas, como o Wireless Display da Intel, que depende de uma caixa proprietária e um processo de configuração complexo.
Testes feitos pelo site CNET apontaram que o aparelho funciona bem, com bem pouco atraso. A demora entre as ações no PC e na tela são o suficiente apenas para tornar inviável a execução de jogos pelo sistema.
Em relação a funcionalidades, o Chromecast ainda é mais completo, permitindo também espelhamento da tela do computador, além de vários outros recursos. A diferença é que o Chromecast funciona por meio da rede Wi-Fi, enquanto o WDA da Microsoft opera pelo padrão Miracast, que cria uma conexão Wi-Fi Direct, que liga os dois aparelhos sem a necessidade de uma rede local.
O Microsoft Wireless Display Adapter chega ao mercado pelo valor sugerido de US$ 60 nos Estados Unidos e no Canadá – o Chromecast custa US$ 35. As vendas começam no fim de outubro, e ainda não foram confirmados lançamentos internacionais.
Com informações de Olhar Digital