Tecnologia

4 set, 2014

Mesa de visualização captura, amplia e transmite imagens

Publicidade

A Bonavision Auxílios Ópticos, uma empresa incubada na USP, lançou um equipamento que captura e apresenta imagens e sons em tempo real. Além disso, o produto poderá auxiliar professores e pesquisadores em apresentações didáticas de textos, fotografias e amostras, entre outros materiais.

“Esperamos que o equipamento seja usado nas mais diversas áreas do conhecimento e da atividade tecnológica. São múltiplas as possibilidades de uso: em controle de qualidade de produção, impressão, ampliação de imagens em medicina forense, produção de produtos que exijam precisão, como a fabricação de circuitos, colagens, tecelagem, entre outros”, disse o pesquisador José Américo Bonatti.

mesa

O equipamento foi desenvolvido com apoio da FAPESP por meio dos programas Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI).

Ele é formado por uma bandeja fixa com trilhos metálicos funcionando como guia para uma câmera de vídeo colorida que desliza sobre a estrutura, movimentando-se horizontal e verticalmente de modo a percorrer toda a área de trabalho.

Além de mostrar o material visualizado em tempo real, o equipamento permite a transmissão simultânea do conteúdo capturado ou gravado, integrando-se a computadores, televisores, projetores e quadros interativos. “Anotações, trabalhos manuais, colagens e dissecções podem ser realizados com grande riqueza de detalhes”, disse Bonatti.

A estrutura é ajustável à demonstração de páginas de livros, manuscritos, objetos e peças diversas. O tamanho da imagem pode ser ajustado por meio de zoom para proporcionar visão panorâmica ou focalizada em grande aumento.

O design do equipamento e os deslocamentos horizontais e verticais da câmera dispensam a movimentação do objeto, que pode permanecer fixo sobre a prancha. Também é possível alternar a imagem captada com as imagens provenientes do computador.

A transmissão para monitores é feita por cabo de vídeo composto ou conexão VGA para tela de monitor de computador e projetor, com microfone para gravação de áudio.

A câmera pode sair de seu encaixe, caso seja necessário, e o ajuste do tamanho da imagem e do foco é feito por meio de alavancas no corpo da câmera, que tem sensor CCD de 1/3 de polegada e resolução de 580 linhas, gerando registros com resolução de 800 por 490 pixels de áreas muito pequenas, graças às lentes de zoom.

Com informações de Inovação Tecnológica