O Mercado Pago anuncia que deu início às transações por meio do Iniciador de Pagamento. Com isso, os clientes poderão realizar transferências via Pix de outras instituições para o Mercado Pago, a partir do próprio aplicativo, tornando a experiência mais fácil e ágil. A novidade já está sendo disponibilizada para uma base reduzida de usuários e é resultado da fase 3 do Open Finance. A funcionalidade será liberada de forma escalonada, e, posteriormente, será disponibilizada para todos os usuários do Mercado Pago.
O próximo passo, que estará disponível nos próximos meses, será permitir ao cliente realizar compras em lojas físicas e e-commerces a partir do app do Mercado Pago, utilizando diretamente o saldo disponível em contas de outras instituições financeiras. Isso permitirá aos clientes uma melhor gestão financeira, simplificando a experiência de compra em milhares de estabelecimentos físicos e online.
Em uma etapa seguinte, o Iniciador de Pagamento poderá possibilitar aos brasileiros movimentar todos seus internet bankings e apps, viabilizando pagamentos, investimentos e até contratação de seguros, tudo a partir do app do Mercado Pago. “O avanço da agenda do Open Finance será fundamental para seguirmos inovando e oferecendo soluções financeiras e de pagamentos simples, seguras e acessíveis. A iniciação de pagamento abre portas para inúmeros casos de usos, que revolucionarão a experiência do usuário. Os clientes poderão manter seu dinheiro na instituição que lhe oferecer melhores condições, concedendo a ele o poder sobre um pagamento e do uso dos seus dados, completa Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago.
No momento do pagamento, o usuário verá suas outras contas integradas ao Mercado Pago. Basta selecionar qual ele deseja para trazer o dinheiro para o Mercado Pago e, então, só precisa autenticar a transação, com senha ou biometria, e o pagamento é concluído na hora. Com o objetivo de levar essa experiência aos seus 20,5 milhões de pagadores únicos no Brasil, e com potencial de chegar a outros milhões de clientes de dentro e fora do ecossistema, o Mercado Pago tem participado ativamente junto ao Banco Central para garantir a melhor experiência em pagamentos no Open Finance. A empresa tem autorização do BACEN para atuar como Iniciador de Transação de Pagamento (PISP), oferecendo total segurança às transações e seguindo todas as normativas vigentes.
O executivo também reforça que o Iniciador de Pagamento irá aprimorar a experiência de compra e venda com Pix no comércio eletrônico. “Na hora de pagar, o usuário não irá mais precisar copiar e colar um código Pix em um outro aplicativo. Todo pagamento se resolve em um redirecionamento que pula algumas etapas, tornando a compra mais rápida. Também enxergamos benefícios para os vendedores como aumento da conversão de vendas e mais negócios “, explica o executivo.
Agregador de contas
Outra novidade, trazida em primeira mão aos usuários do Mercado Pago, é o agregador de contas. A ferramenta também é resultado do avanço da Fase 2 do Open Finance e permite aos clientes visualizarem saldos de contas e cartões de crédito de diferentes instituições em um único aplicativo. A principal vantagem é que, com isso, os clientes poderão ter mais visibilidade de suas informações financeiras, o que possibilitará melhor gestão das finanças.
Outro benefício é que essa ferramenta também contribui no cenário de liberdade do usuário para utilizar suas informações financeiras mantidas em diversas instituições da forma que desejar, tendo visibilidade de suas informações financeiras centralizadas. Com isso, os brasileiros estarão ainda mais livres para avaliar ofertas de produtos e serviços financeiros personalizados e podem optar por ter mais um conta ou cartão, por exemplo, podendo manter a organização de suas finanças de forma mais eficiente.