APIs e Microsserviços

31 mar, 2016

Mais de 70% das empresas brasileiras já usam APIs para desenvolvimento de apps

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A CA Technologies divulgou hoje estudo global com um panorama sobre a adoção de APIs por empresas. Em sua origem, elas possibilitavam o acesso a bibliotecas de funções pré-construídas de um software; agora, em meio à profusão da mobilidade e da Internet das Coisas, as APIs ganham um papel estratégico para o desenvolvimento de aplicativos web e mobile, em ambientes compartilhados.

A pesquisa da CA, em parceria com a Freeform Dynamics, ouviu 1.442 executivos das áreas de negócios e de TI de empresas de 9 setores da economia, em 16 países – incluindo o Brasil.

O estudo identificou um conjunto de corporações chamadas de Disruptores Digitais, aquelas que lideram no uso de APIs para aperfeiçoar o desenvolvimento de softwares. Nesse grupo, as empresas estão 2 vezes mais propensas a adotar APIs para otimizar o desenvolvimento interno e 2,8 vezes mais inclinadas a usar a tecnologia para sustentar um ambiente de desenvolvimento para terceiros, ou seja, programadores de fora da companhia.

“APIs são fundamentais na Economia dos Aplicativos”, afirmou o diretor da área de Segurança da CA Technologies para a América Latina, Denyson Machado. “Não basta ter APIs. As empresas têm de criar, gerenciar, monitorar e garantir a segurança dessas APIs. A CA conduz essas tarefas por seus clientes, para que eles se tornem Disruptores Digitais”.

Quadro atual

O estudo da CA traçou um panorama sobre o uso das APIs hoje. E o Brasil está em sintonia com o cenário global. Segundo a pesquisa, no mundo, 79% das empresas adotam a tecnologia para integrar sistemas de back-office (mesmo porcentual no Brasil); 78%, para o desenvolvimento de aplicativos baseados na web (79% no Brasil); e 76% para o desenvolvimento de aplicativos móveis (74% no Brasil).

Há ainda 74% que possibilitam o acesso a dados por desenvolvedores externos à corporação (66% no Brasil) e 73% que exploram serviços de terceiros por APIs (mesmo porcentual no Brasil).

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Necessidade versus investimento

“Tirar o máximo proveito dos APIs deve ser visto ainda como um trabalho em progresso, tanto global como regionalmente”, diz Denyson Machado. A pesquisa indica que os executivos conhecem as estratégias para ter sucesso com APIs, mas nem todos as aplicam.

Na média global, 90% dos entrevistados vê como necessário ter infraestrutura e ferramentas em dia para um boa estratégia de APIs, mas apenas 36% já implementaram essa medida. No Brasil, o abismo é um pouco menor, mas ainda significativo: 96% consideram a tarefa importante, e 46% já a executaram.

Em relação à segurança, no mundo, 89% dos executivos diz ser necessário lidar com desafios de segurança e compliance quando o assunto é APIs, mas apenas 34% de fato o fazem. No Brasil, os números são de 86% e 37% respectivamente.

No geral, 85% dos entrevistados considera importante recrutar uma massa crítica de desenvolvedores no programa de APIs da companhia, porém 28% deles de fato o fez. No Brasil, são 87% que acham a medida importante, e 32% que a adotaram.

Chama a atenção o fato de que há um porcentual maior de brasileiros que dizem ter encontrado os fornecedores certos de ferramentas e de consultoria em APIs. O número chega a 36% aqui, contra 29% no global. Cerca de 90% dos entrevistados classificou esse como um ponto vital para o sucesso da estratégia de APIs da corporação.

Benefícios das APIs

Ainda que desafiador, usar APIs como um indutor da transformação digital de uma empresa, já mostra seus benefícios.

De acordo com o estudo, no Brasil, 79% das companhias que investem na tecnologia expandiram seu alcance digital; 78% reduziram custos e riscos de TI; 78% entregaram uma melhor experiência do usuário; 74% são capazes de monetizar seus dados; e 71% entregam aplicativos mais rapidamente. Os números seguem tendência global.