Notícias

9 out, 2025

Magalu e DIO oferecem 10 mil bolsas para programa gratuito de formação de desenvolvedores

Publicidade

O Magalu e a DIO, irão oferecer 10 mil bolsas de estudo para um programa de formação intensivo para desenvolvedores back-end em Python. Chamado de “Bootcamp Luizalabs – Back-end com Python” fará parte do projeto “Coding the Future”, uma iniciativa da DIO que pretende capacitar 1 milhão de profissionais até o final de 2026.

A distribuição das bolsas, coordenada pelo Luizalabs, área de tecnologia e inovação do Magalu, acontecerá em duas etapas. A primeira, com 5 mil oportunidades, acontece a partir do dia 6 de outubro. As inscrições vão até 16 de novembro e são realizadas no link  https://www.dio.me/bootcamp/luizalabs-back-end-com-python.

Podem participar profissionais em início de carreira ou em transição para cursos de tecnologia. O programa conta com certificação na conclusão dos módulos. A segunda etapa, com mais 5 mil bolsas, tem previsão para março de 2026.

“O bootcamp Luizalabs inclui uma trilha de aprendizagem personalizada, mentorias ao vivo com profissionais de referência do Magalu e desafios pensados para preparar esses futuros desenvolvedores para as demandas reais do mercado de tecnologia”, afirma Fábio Hilário, Diretor de Tecnologia no Luizalabs. “O programa também reforça a cultura de inovação e autonomia do Luizalabs, referência em digitalização do varejo brasileiro e experiências diferenciadas para o cliente.”

O programa é totalmente online e terá uma trilha de conteúdo com 61 horas e cinco projetos práticos. O bootcamp terá foco no desenvolvimento de APIs RESTful com utilização do framework FastAPI e propõe uma jornada prática com fundamentos em inteligência artificial, que parte do zero em Python, a linguagem mais versátil do back-end, até a criação e publicação de APIs, integração com bancos de dados relacionais via SQLAlchemy, além da utilização de ferramentas inovadoras como GitHub Copilot e técnicas de engenharia de prompt.

Os profissionais que concluírem o programa vão desenvolver habilidades essenciais em programação orientada a objetos, versionamento de código e produtividade com inteligência artificial. A expectativa é que a experiência amplie a empregabilidade e a conexão com o ecossistema de tecnologia do Magalu e da DIO. Além disso, o currículo dos concluintes ficará disponível na Talent Match, plataforma que conecta talentos da DIO a empresas no mundo inteiro.

Sobre o Luizalabs. O Luizalabs, divisão de tecnologia e inovação do Magalu, foi criado em 2012 com o objetivo de impulsionar a transformação digital da empresa e reimaginar o varejo brasileiro. Mais do que um setor de TI, o Luizalabs desenvolve soluções que conectam todos os elos da cadeia de valor, oferecendo uma plataforma digital integrada que otimiza a experiência do cliente e a eficiência operacional. Com mais de 2.500 profissionais, incluindo engenheiros de software, cientistas de dados e especialistas em experiência do usuário, o Luizalabs adota uma estrutura ágil baseada em squads, times pequenos e multidisciplinares com autonomia para criar e implementar soluções inovadoras. Entre suas iniciativas mais importantes estão a integração de processos físicos e digitais, a automação da cadeia logística e a criação de ferramentas que capacitam pequenos varejistas a se digitalizarem, impulsionando a plataforma Magalu.