Desenvolvimento

22 fev, 2019

Linux lança Elisa: projeto open source para criar e certificar sistemas

Publicidade

A Fundação Linux lançou o ELISA (Enabling Linux in Safety Applications), um projeto de código aberto que inclui ferramentas para ajudar as empresas a criarem e certificarem sistemas baseados em Linux. A ideia seria garantir segurança e evitar danos materiais ou ambientais.

O projeto, segundo a agência Canal Tech, é uma parceria com a fabricante britânica de chips ARM, a montadora alemã BMW e empresas de plataformas autônomas Kuka, Linutronix e Toyota. “O projeto ELISA trabalhará com órgãos de certificação e padronização em “múltiplas indústrias” para estabelecer maneiras em que o Linux poderá formar a base de sistemas críticos de segurança em todos os setores”, afirmou a agência.

ELISA

ELISA terá a responsabilidade de desenvolver documentos de referência e casos de uso. Essas ações devem ajudar a educar a comunidade de código aberto sobre as melhores práticas de engenharia de segurança e facilitar o uso de aplicativos baseados em Linux, segundo a empresa. As funções da ELISA devem incentivar a comunidade sobre um “feedback contínuo”, para melhorar os processos e automatizar testes de qualidade.

Outro ponto importante será ajudar membros da comunidade a monitorarem os perigos e os componentes críticos do sistema. Masato Hashimoto, gerente geral da Divisão de Desenvolvimento de Arquitetura de eletroeletrônica da Toyota, afirmou para agência VentureBeat que o software de código aberto se tornou uma parte significativa da estratégia de tecnologia da empresa, e quer “facilitar o uso de aplicativos baseados em Linux”.