Linux declara vitória sobre Microsoft

PorRedação iMasters em

Para o Linux, a guerra de 20 anos contra a Microsoft acabou, e o pinguim venceu. A afirmação foi dada por Jim Zemlin, diretor-executivo da Linux Foundation, que acredita que a Microsoft já foi ultrapassada pelo Linux em todas as categorias de produtos, exceto uma.

Nas palavras de Zemlin:

Eu acho que nós simplesmente não nos importamos mais tanto [com a Microsoft]. Eles costumavam ser nosso grande rival, mas agora [criticar a Microsoft] é como chutar um cachorrinho.

Além disso, o executivo afirmou que “o Linux hoje domina quase toda categoria de computação”. De fato, ele está presente em televisores, em leitores de e-book como o Amazon Kindle e o B&N Nook, e em smartphones e tablets com Android ou com webOS (da HP), além de estar em quase todos os principais supercomputadores do mundo.

A exceção fica por conta de desktops e notebooks, nos quais o Windows está presente em aproximadamente nove de cada dez computadores. Entretanto, Zemlin acredita que, à medida que migramos de computadores tradicionais para smartphones e tablets, a Microsoft tende a perder espaço.

Com informações de Gizmodo

Mensagem do anunciante:

API para boleto e carnê registrado. Tarifa e prazo personalizados. Saiba mais.

Deixe um comentário! 177

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

    1. Nada a vê ronaldo, todos sabem que a MICROSOFT está perdendo espaço diariamente para o LINUX. Já foi a época do windows, a microsoft ainda não caiu porque muitas pessoas ainda são “presos” ao windows, o dia que acostumarem com um sistema operacional que não possui virus, recebe autalizações semanalmente e Versões Semestralmente verão o quão bom é o linux.

    2. Olá!
      Amigo quando for opinar a respeito SO Linux, por favor, deixe claro: que apenas O Linux é mais bem usado, profissionalmente ou em servidores ou ainda em Super Computadores.
      Nos demais casos, o Linux só vai ganhar mercado quando o cara SR Jim Zemlin Compra a Microsoft.
      E Ponto!

    3. Somente um detalhe, quando o Linux dominar o mercado pode ter certeza que vai ter vírus, ñ existe sistema 100% seguro.
      PS: Gosto de Windows, gosto de linux (o primeiro que usei foi slackware, em seguida o conectiva 6, como podem ver faz tempo…) e gosto de Mac OS tbm.
      Ficar com esse tipo de “briga” ñ leva a nenhum lugar, discussões são sempre produtivas, mas brigas de fundamentalistas ñ. abs

    4. Pedro (PéPY) quem disse que o Linux não possui vírus?
      Elaiá!

      Mas concordo que a microsoft ja perdeu muito espaço, nao somente para o Linux como também para os SO das Apple. Só não uso Linux porque não gosto do visual… acho muito básico e feio… e da preguiça fica customizando… haha xD
      abs

    5. O linux domina a área de computadores de grande porte por ser um S.O muito mais versátil e confiável. Maycon, Você achou o visual básico por não saber configura-lo, o visual do linux tem possibilidades ilimitadas ao contrário do windows.

    6. Só não uso linux porque gosto de jogar e não gosto de ficar utilizando maquinas virtuais mais tirando isso tbm acho que a microsoft perde e muit para o linux

  1. Não é de hoje….

    Já faz algum tempo que o Windows foi passado pra trás….

    Só não ultrapassou em desktops e notebooks ainda porque a maioria das pessoas que utilizam essa tecnologia não tem conhecimento técnico algum…. se tivessem era morte na certa!

    1. Cara, as tecnologias são totalmente complementares.

      Nem um nem o outro tem condições de sobressair. Na verdade, em alguns casos, se não fosse o fato do Linux ser “quase degraça”, ele sequer seria usado.

      E sem existir um potencial concorrente, o Windows tambem não teria evoluido.

    2. É amigo você foi infeliz de falar que quem usa Windows não tem conhecimento algum, posso dizer sim, que tenho conhecimento e vastos SO, vejo o Ubuntu como um bom SO, mas prefiro Windows, como na grande maioria das pessoas usam SO pirata no caso o Windows, tem grandes chances de dar erro e até mesmo vir com programas mal-intencionados, uso um Windows original há anos e posso afirmar que não tive problema com invasões e vírus, acho uma besteira essa briga de qual é o melhor SO, cada um tem um perfil para cada grupo de pessoas.

  2. Nossa isso vai de doe…
    depois que o Bill saiu a MS já piora.. melhora sim, visualmente para fala que esta bom o sistema… deve estar ocultando os erros rsrs

    1. Ao contrario. Os piores lançamentos da Microsoft em todos os tempos, foram na epoca do Bill. Windows Millenium e Windows Vista.

  3. Eu só não abandonei o Windows ainda por conta de eu precisar de ferramentas que não existem (ou ainda não estão aperfeiçoadas) no Linux.

    1. Poderia citar algumas ferramentas, em geral, exceto os jogos, existem boas ferramentas para o linux.

      Eu já usei o Wine doors mas nunca achei muito bom não…

    2. Eu acho o fim da picada sair do Windows e usar o Wine. Piuor que isso só usar uma VM dentro do Linux rodando Windows.

      Mas tudo bem, tem louco para tudo.

    3. Melhor do que ter o Windows instalado apenas para usar o PhotoShop/Illustrator neh? Ou vc acha que um professional desta área usará o GIMP?

    4. pois eh.. realmente tem coisas que não tem como usar o linux. mesmo usando wine ou uma vm. Tanto que no trabalho uso linux(para programar) e em casa uso mais o windows(para design). Particularmente prefiro linux 1000 vezes… mas neh.. espero que com esse crescimento… essas empresas abram os olhos

    5. concordo com jean, guimp é um ótimo programa, talvez algum dia chegue a ser tao bom quanto o photoshop ou a própria adobe libere o PS pra linux, mas enquanto isso não acontecer profissionais que usam ferramenta especificas como PS, AI, auto cad, programas de epidemiologia, programas 3d… terão que continuar usando windows(e aguentando perder trabalhos toda vez que essa desgraça trava rsrs)

    6. Companheiros, quem faz o resultado, não é ferramenta, mas quem a usa, e como um fanboy do windows disse la em cima “e ponto!”. Uso gimp, inkscape, blender, e virtualbox para conversão de arquivos fechados para formatos abertos, como do photoshop e coreldraw, tudo sob SO Ubuntu 11.10. Uma pessoa dizer “ou você acha que um profissional vai usar gimp?” é muita “falta de sacanagem”…valha-me cada coisa que lemos!

  4. Pelo jeito, o pessoal linux está mais preocupado com a microsoft do que com seu lugar no mercado, já que, falando-se em smart phones, o sonho das pessoas é o IPhone da Apple, e quando se fala em Android, todo mundo se lembra da google e não do Linux, acho que o foco da galera linux deveria ser expandir seu mercado e ter visibilidade e não se preocupar em uma guerra pessoal com o Windows.

    1. Não disse nada…

      Mas antes de argumentar algo, gostaria de dizer q nao tomo lados… Eu tenho um Desktop Windows (que uso pra games / media server), um laptop bem modesto com dual-boot Windows 7 e Ubuntu (pra faculdade) e um Macbook (antigo, q quase não uso mais a nao ser pra testar uns códigos q quero q sejam multi-plataforma – sou estudante de C. da Computação). Ou seja, eu conheço um pouco dos 3 OSs na prática (como usuário) e vejo as vantagens de cada um.

      Linux Foundation não é um empresa com fins lucrativos. O Linux estar ou não em evidência entre a população consumidora de desktops e laptops é quase que indiferente. O foco do linux é outro. Claro, espalhar-se por esse mercado também seria bom, mas não acho q seja prioridade pra eles. Lembre-se sempre que o Linux é open source. É livre. É de graça. Não se paga pra usá-lo . Em alguns caso, paga-se pelo suporte técnico, aí sim qm dá o suporto tem lucro, mas me diz q usuário de laptop linux vai pagar por suporte técnico? Enfim, não é prioridade. Até onde interessa a eles, o Windows pode continuar dominando esse mercado.

    2. O fato de citar um mercado, não quer dizer que tenha de ser pago, o fato é que o linux tem consumidores, pessoas que usam o seu serviços, embora não paguem por isso NA MAIORIA DAS VEZES, pois se você pesquisar o RED HAT é uma plataforma linux e é pago.
      Você disse que o foco do linux não é esse, mas a que “esse” você se refere?
      O foco do linux não são os desktops e notebooks? Desde quando? Não faz muito tempo e a disputa entre Linux e Windows nessa área era ferrenha
      Uso Ubuntu, e acho o mesmo um ótimo operacional.
      Quem pagaria por suporte técnico em um computador Linux? Você diz não tomar partido, mas não é o que parece, eu conheço muitas pessoas que pagaram para ter suporte ao Linux e mais algumas para que o computador fosse formatado e o Windows instalado no lugar, então por favor, não confunda um usário avançado com um comum, que mal consegue instalar um codec de vídeo no seu player.
      Você cita que é estudante de Ciência da computação, creio que tente fazer sua opinião parecer melhor embasada por seus semestres na faculdade..
      Bem eu sou formado em sistemas de informação e uso o Linux e o Windows a bastante tempo, quem sabe falando isto minha opinião seja mais válida.
      O fato do linux ter migrado, com muito sucesso para outras plataformas, não quer dizer que ele tenha mudado completamente de foco.
      E ao que me parece o pessoal do Linux quer sim muita visibilidade no mercado…

  5. É verdade que a tendência é o mercado de dispositivos aumentar, mas dizer que o linux ganha em tudo?? Você foi terrivelmente precipitado, caro amigo…os computadores pessoais vão existir por muito tempo ainda.

    Sem falar que a microsoft está se fortalecendo no mercado de dispositivos e o windows phone 7 tem muito potencial, visto que milhares de programadores já vem se especializando no desenvolvimento para a plataforma.

    Acho que o grande defeito da microsoft, é como já foi citado por Bill, a demora para ingressar em alguns mercados, eles esperam muito, e acabam se prejudicando.

    Eu acredito, que ainda vai rolar muita briga, e que a microsoft não vai morrer nem tão cedo, muito pelo contrário, quem tem mais capital que a microsoft para inovar e se reinventar?!

    É uma questão de tempo para ela voltar com tudo.

  6. Muito escroto a galera que usa linux ficar dizendo que o linux é o melhor, claro que o linux é mais estável…

    roda em cima de um mesmo fonte há 30 anos, só fazendo correção de bug.

    O Windows apesar de instável, é o sistema mais moderno em termos de controle de hardware(gerenciamento de memória, uso robusto dos processadores multi-core, etc…) e tende a melhorar muito mais.

    Deixem de ser “haters”, e argumentem com informações úteis.

    Abraço.

    1. Windows mais moderno? Cara ele pode ser o mais usado em desktops por conta de anos e anos no mercado (o povão acostumou), mas ele ainda está longe de ser o mais moderno.

  7. Se fosse proibido comentários de quem é usuário de Windows e Office PIRATA, esse tópico só teria pessoas (com pouca participação) concordando com a matéria. Fato!

    1. Se fosse proíbido comentários de quem usa as cópias do office feitas pra linux, este post teria uma participação menor ainda.(brinks)…
      Muitas pessoas aqui não precisam fazer cópias piratas do Windows, pois, como foi dito, o Windows domina o mercado de notebooks e desktops e, em geral, já vem instalado com eles, e assim como o Windows, existem distros linux pagas.

    2. Eu não conheço nenhuma distro de linux paga. Posso estar errado, claro, pois nao conheço todas, mas até onde eu saiba o que se cobra é suporte técnicos e outros serviços… o uso é livre. Ou não?

    3. Moykn na minha opnião o RED HAT não é pago, mas sim o suporte (o melhor que conheço). Quem quer um RED HAT sem o suporte, mas com o mesmo código fonte, basta utilizar o CENTOS. Ambos são a mesma coisa.

    4. Já disse e vou repetir, você paga o SUPORTE. Quando você compra um RHEL na verdade está adquirindo um suporte. A partir do momento que você compra uma licença passa a ter todo um suporte pelo site ou por telefone. Com seus perfis no RHEL você sabe de toda atualização que está pendente no seu servidor.
      Pelo fato do linux está sob a licença GPL faz com que a RHEL tenha que disponibilizar todos os fontes (O SISTEMA OPERACIONAL NÃO COMPILADO). Você paga por isso? é só compilar que vc tem um RHEL como servidor.

      http://centosbr.org/

    5. E eu já falei e vou repetir tbm, pelo que sei, quando uma empresa te oferece um TRIAL de 30 dias e te dá a opção de comprar, não importa se seja o suporte, isto e licença, os fontes são abertos? que seja, ainda tenho que pagar para usar sob a marca RED HAT, vc cita o centos, legal, mas é outra marca, se olhar pela sua perspectiva, o que a microsoft faz tbm é vender suporte, afinal comprando a licença do windows, vc ganha suporte por telefone e internet.
      Tudo bem vc ser pro-linux, mas tentar se iludir que não existem distros pagas…
      por favor…

    6. Tudo bem Moykn não vou discutir mais. Se você acredita que é assim, boa sorte.

      Mas antes de comentar qualquer coisa, veja o artigo abaixo. A RH mudou o modo de distribui seus fontes porque empresas concorrentes como oracle e novel estavam utilizando esses fontes para oferecer SERVIÇOS mais baratos. Se você observar bem no artigo em nenhum momento cita LICENÇA e sim SERVIÇOS.

      http://www.techtudo.com.br/platb/linux/2011/03/16/red-hat-comensais-e-predadores/

  8. Quem estuda a segurança da informação sabe que as duas plataformas possuem falhas.
    Não há como dizer que um é melhor que o outro. O melhor será aquele que um dia provar que não existem falhas. Enquanto isso, não adianta ficar nesse joguinho, briguinha pra lá e pra cá, quem decide é o usuário.

    1. Partindo do conceito de que todo sistema possui falhas, nunca vai haver um melhor.
      Quem estuda segurança da informação sabe que as duas plataformas possuem falhas.
      Quem estuda Ciencia da computação sabe que as duas plataformas possuem falhas.
      Quem estuda Publicidade e propaganda sabe que as duas plataformas possuem falhas

      Quem já USOU LINUX e WINDOWS sabe que as duas plataformas possuem falhas…

    2. Concordo contigo, eu gosto de Windows e não sou contra o Linux, mas quem é web-designer ou usuario normal sabe que o Windows vence esta guerra.

    3. QUEM DETERMINA SE O S.O É BOM,ESTÁVEL,SEGURO É O usuário…

      P.S:se você instala tudo que vê (em qualquer sistema) um dia vai ter problema,se você clica em todos os links(que vê um dia vai ter problemas)e assim por diante e essa briga de que é melhor nunca vai acabar uma coisa é FATO se o CRACKER quiser invadir um S.O ele vai conseguir pois sempre existe uma maneira de fazer…

  9. É uma lógica, no mínimo, esquisita.

    De fato, eles dominam a maioria das categorias do mercado. Mas em participação sobre o volume total, não têm importância, pois a única categoria que não dominam é, justamente, aquela responsável pelo maior volume de negócios.

    Agora, uma coisa ele disse certa: a Microsoft está focando no mercado de desktops e notebooks, e o mercado vai mudar, e vai mudar rápido. Eu acho que os desktops sempre terão seu mercado garantido, mas os notebooks, na minha opinião, vão perder muito terreno para os tablets e isso não vai demorar muito.

    1. A microsoft está agora dando mais atenção ao Silverlight para WEB(RIA) e para o Windows Phone 7 para celulares, a participação dela no mercado ainda é pequena, ainda mais com sua loja de aplicativos ainda tão pequena, mas ela está tentando entrar de vez no mercado de smart phones

    2. Douglas concordo contigo. Por isso que acredito que a MS perderá mais mercado (por conta da rápida evolução dos tables que na maioria utiliza Linux). Muita gente está abrindo mão dos notebooks para os tablets.

  10. Bom, dando a minha opinião em resposta a algumas…
    Inovação: não é o negócio da Microsoft e sim da Apple;
    Mercado: Tem alguma metrica de market share do windows em versão pirata?
    Notebooks e desktops: O Chrome OS tá vindo ai!
    Mudança para Tablets e Smartphones: Naaada… vão coexistir!
    Falhas: Todos tem, mas o windows é campeão nesse quesito!
    O usuário é quem decide: É mesmo? Nas lojas empurram windows pirata antes do pc ou notebook ser entregue e os técnicos ainda cobram por isso. Também há o tipo que resolveu mudar porque não deseja mais esperar (eu).
    Mérito da Microsoft: surface!
    Com essas palavras acho que consigo passar a minha alegria em uma notícia dessas ser mais divulgada, porque eu ja sabia que isso existia.
    Nós do linux não somos aqueles que miram na microsoft para superá-la, agora temos a apple para mostrar o caminho da inovação. Não é idéia se igualar à Apple, mas entender o caminho da inovação em termos de usabilidade, com isso o público desktop vai entender que o linux também faz seu papel direitinho.\

    1. Chrome OS está vindo aí foi ótima kkkkkkk Como se um sistema desses fosse fatiar a M$ em versão OEM aiai.
      Nada contra, mas o código livre é uma ideologia bacana, admiro inclusive tenho o Linux em Dual bot, mas cá entre nós, o Linux ainda tem muito chão pela frente.
      Aliás, ganhei licensa da M$ pela minha faculdade, não uso pirata e uso mais o Win7 que o Ubuntu, até porque praticamente todas as ferramentas comerciais que utilizo não rodam em Linux, e emular via Wine ou outros não fica legal no meu note.
      E achei a frase muito contraditória para alguém que nem compete com a M$ em questões financeiras.

  11. Windows tem suas vantagens e defeitos…
    Linux (e UNIX systems em geral) tem suas vantagens e defeitos…

    O maior problema que vejo com a maneira como os “linuxistas” veem o mundo é que tudo tem q ser open source, tudo livre… É uma visão mto comunista pra mim. Como é que se vai ganhar dinheiro nesse mercado? Com propagandas em todos os programas que usamos, o tempo todo? Isso enche o saco. Eu, por exemplo, não aguento mais aquela propagando do Starcraft 2 que passa antes de alguns videos no YouTube.

    O Google ta conseguindo sobreviver com publicidade, mas não é toda empresa que vai conseguir. O Google chegou onde chegou pela grande inovação tecnológica no engine de buscas. Muita gnt passou a acessar, daih mtas empresas passaram a anunciar no site. Mas se toda empresa que quiser se manter tiver q inovar nesse nível, nós teremos poucas empresas “vivas” no mercado.

  12. Vamos ser sensatos.
    Microsoft merece respeito. Pode se dizer que foi uma das empresas que mais contribuiram para toda essa evolução que vimos hoje (deixando de lado a parte de código aberto ou fechado).
    O Linux tem um problema em ser fragmentado demais, diversas distribuições ainda atrapalham o pinguim.
    A Microsoft tem o problema de licenças caras, não está presente com força no mercado móvel até hoje por isso.
    Mas uma coisa me intriga. O Linux insiste em citas a Microsoft em todos os seus comentários.
    Não dá pra levar a vida deles numa boa não?
    Dá impressão que tem dor de cotovelo. Acho que o pinguim ama a MS…rsrsrsrs

    1. Acho que o pinguim ama a M$ [2]
      E outra, pessoal que vem falar mal do Windows só faz isso pra parecer cult.
      Hoje em dia (principalmente no meio de TI) falar que tem Win é motivo de piada.
      Gostaria de saber porquê, quando alguém puder me explicar comentem.

    2. Renato, simples, conehce a arquitetura que todo sistma operacional deve ter? entao, quando se usa windows voce nao faz absolutamente nada no sistema, eh o sistema que faz pra voce, quando se usa linux, sdquire-se mais conhecimento, como por exemplo iptables, onde voce precisa entender de redes etc… no win voce nao faz isso, voce ignora que o sistema existe e o sistema ignora que voce existe,ja no linux ou voce entende ou nao. eh voce que comanda( do verbo dar comandos, comandar) o sistema. no linux programas fazem isso pra voce, e o que voce entende do sistema? absolutamente nada. é por isso que pessoas que nao sao do ramo de TI nao gostam de linux, sao completos ignotos…

    3. Alguém andou lendo o dicionário, além de defender o linux, usar palavras difíceis é uma boa maneira de parecer “Geek”, você está citando o pessoal do ramo de TI mas, eu lhe pergunto, e os usuários de casa? Quer dizer que a minha vózinha, vai ter que aprender a recompilar Kernel, configurar Ip tables só pra poder acessar as receitas da Ana Maria Braga na internet?
      Linux é um sistema para pessoas com perícia, pessoas com conhecimentos avançados, um usuário iniciante não vai saber o que fazer com o linux, então por que não ter um sistema que você não precisa configuar e olhar o Core de tudo que você vai fazer.
      Seu comentário representa apenas o que algumas pessoas tem dito, usuários linux assumem que o windows não presta e não admitem que ninguém o use.
      Assim como usuários MAC detestam todos os usuários de Linux/Windows.
      Não adianta falar que cada pessoa vai se adequar à um sistema operacional, para usuários linux, a minha vózinha tem que adiquirir conhecimentos avançados só para poder olhar suas receitinhas na internet.
      Os usuários linux cada vez mais primam por intolerãncia e agressividade:
      LinuxUser: “Se você usa windows, você é um idiota sem conhecimentos”
      WindowsUser:”Mas eu quero jogar”
      LinuxUser:”Não interessa, já tem até paciência no linux”
      Isso, claro, é uma brincadeira, mas, uma vez vi em nos comentários de um blog, um cara chamar os usuários linux de xiitas, e vejo que faz bastante sentido.
      O que eu acho mais engraçado é que tem muitos usuários novatos, que conseguem instalar o Ubuntu em seus computadores em dual boot(o que convenhamos, até minha vózinha “receiteira” consegue fazer) e a partir daí já começam a falar que o windows é ruim, que é isso ou aquilo, mas assim que acessam o SO e veêm que não é tão simples assim pra usar, reiniciam o computador e abrem o velho windows para poder fazer suas atividades de sempre…

  13. Alias só complementando, o pessoal esquece da versatilidade da M$ (sem tocar no assunto S.O Windows…) :

    – Kinect e XBOX;
    – Pacote Office (copiado pelos lovers do Linux e que nunca fica decente);
    – Windows Live Messenger (Amsn e derivados é um tapa buraco péssimo);
    – Silverlight ;
    – Azure ;
    – Project;
    – .NET (Ótima plataforma pra desenvolvimento)
    – Incentivo que a M$ dá ao universitário (ou estudante TI) em grande parte do mundo oferecendo seus softwares (a maioria e o mais importante) de graça.
    – USABILIDADE (hoje em dia o que é mais importante, tanto pra pessoas comuns tanto pra quem realmente tem alguma deficiência física, e o Linux perde feio nesse quesito)

    Simplesmente falar mal da M$, assim como o Sr. Zemlin, é ignorância.
    Não falando que o Linux seja ruim, muito pelo contrário. O kernel dele é um imenso atrativo, o que é bom pro seu controle remoto, para a nossa geladeira e pra uma série de dispositivos, e nesse sentido, realmente a M$ com código fechado não contribui em nada.
    Pelo menos vamos argumentar algo decente na briga eterna das companias, sei lá não senti muita firmeza no que eu li nos comentários acima, e não minta se você usa Windows. Senti foi muito dual-boot users deprimidos com Windows querendo parecer cools nos comentários hehehe
    Meus cumprimentos pessoal o/

  14. Cara a microsoft processou o linux por roubar sua interface grafica, ha quanto tempo o kurumin 2 tinha a mesma interface grafica (efeitos) que o windows vista….ja passamos do kurumin 7…a microsoft hoje vive somente de processos…

    1. Dizer que a Microsoft vive apenas de processos é pura ignorância, além de demonstrar total desconhecimento de diversos projetos que a empresa desenvolve vide os produtos: Kinect, .NET, Azure, Silverlight, etc, e também as competições tecnologicas para estudantes ex: Imagine Cup.
      Mas eu te entendo vc é mais um Linux xiita…

  15. Eu adoraria só usar Linux, mas a pergunta é, porque os melhores softwares não possuem versão para Linux. Os pacotes da Adobe (Dreamweaver, Flash etc) o Corel e por ai vai. Infelizmente as tentativas gratuitas não chegam perto da qualidade destes.
    Existem mais softwares para Windows por ai do que para Linux.
    Eu acho que o pessoal da Corel e da Adobe devem tomar um cafezinho na Casa do Bill depois das 6 da tarde, ai tem.

    1. Não é exatamente por isso, a questão é que as grandes companhias não querem abrir a sua arquitetura, não querem disponibilizar o código-fonte de seus produtos, com os quais gastaram muito dinheiro….

    2. Concordo em manter fechado o código-fonte de produtos consagrados de grandes companhias.

      Fico imaginando o cenário, caso ‘abrissem’ o fonte por exemplo do Photoshop… seria ultrajante um programador qualquer pegar o código e fazer o que bem entender com ele (dentro dos limites legais)… produto que teve anos de investimento, orientado e coordenado (o que é raro ocorrer no mundo open source!) …
      Temos grande exemplos que no final das contas não funciona…. basta citar a zorra que está acontecendo atualmente entre o Google, Apache SF, e a Oracle em relação a questão do licenciamento do Java… bom é isso ai!
      Pedras atiradas são bem vidas! :)

    3. Quando falei que as grandes empresas não faziam seus softwares para Linux eu não estava exatamente pensando em código aberto. Eu apenas sugeri uma versão para Linux com o código fechado mesmo.

  16. Até hoje, e já faz mais de 05 anos, espero uma versão mais amigável do Linux, nenhuma me convenceu… (sim eu sei revirar o micro, gosto de opensource, sei programar em PHP, Java, Ruby, etc…) mas eu ainda acho que continua sendo uma coisa de adolescente…. Se o cara usar programas profissionais mesmo, que precise de qualidade e economia de tempo ele tem que passar pelo mundo Windows.
    No mais, os fanáticos por linux são adolescentes que tem que exacerbar um sentimento de pertencimento a um grupo qualquer… usuários maduros de linux não entram nessa briga boba porque entendem a bobagem que estão falando.
    A declaração que deu origem a isso tudo não passa de marketing.
    Ahhh e para os desavisados a Aplle tá ruim das pernas depois da saída so SJ não vai ser a mesma NUNCA, não vai atingir a massa de usuários desktop residenciais, vai cada vez mais para os tablets que são mesmo uma tendência já se confirmando em mercado…
    E enquanto isso na sala de justiça, o Google nada de braçada rindo a toa dos M$, Maçãs e Pinguins…

    Abraço!

  17. Não considero essa questão de ganhar em dispositivos a cereja do bolo, mas se o Linux é tão bom, por que em anos ainda não bateu o Windows?????
    Sou da opinião que qdo a MS quiser vencer ela vai vencer, pois ela tem muito $$$$.
    E ficou sempre com aquela preocupação de se esse mercado de informática é como país africano, aparece um cara bonzinho que é a salvação da patria e qdo ele assume poder é pior que o outro.
    Todo o mundo quer que a Google domine, e qdo ela dominar???

  18. Puta merda, la vem a briga do meu é maior que o seu de novo!
    as pessoas usam o que se adequam melhor a eles, cada pessoa e cada empresa tem uma necessidade diferente.
    se voce entregar o linux pra minha vozinha querida, ela vai voltar pra sala e ligar a TV, ja um Windows, ela vai pelo menos tentar por ser mais facil.

    voce paga uma licença windows, mas nao gasta tanto com suporte(salario), mas se voce “nao paga” a licenca do Linux, voce gasta mais com o suporte(salario) dele. No final, em questão de $$ acaba dando no “mesmo”.

    algumas pessoas levantam bandeiras e querem morrer com elas. Isso nao é evolução, nao ganha o mais forte, mas sim o que se adapta mais rapido.

  19. Dependendo do contexto de uso vocÊ deve analisar qual o sistema operacional adequado. Então voçÊ escolhe o que se adéqua às suas necessidades. Blz?

  20. Que ridiculo….., pergunte a qualquer CIO de um banco…, linux em caixas eletronicos não é confiável….., linux em ambiente industrial não é estável por proteger o Kernel. Em compensação em muitos outros o Linux realmente domina. Não importa o que seja, não é questão de mercado e sim aplicação para o que será usado.

    Se olhar somente um ponto de vista…, um sempre será melhor que outro…., mas se olharmos para as necessidades…, nem sempre um é melhor que o outro.

  21. Pois é Edu,

    Ainda acho uma coisa disso tudo… Tablets e smartfones são modismo… duram poucos anos… ainda mais que ma opinião minha, linux pra servidores e outras coisas não tem segurança de dados boa. Sempre tem falhas gravas. Windows tbm tem suas graves falhas, mas é maioria ainda no mercado em geral.

    Agora dizer que linux venceu windows! Ai é besteira, e não se chuta cachorro nenhum!
    Linux pode ter conseguido mercados importantes e muito respeito, isso é bom, claro pra ambos todos nós. Mas a Linux deve se preocupar em manter um padrão de S.O. e recursos facilitados para uso geral e não só servidores… ai eu vou gostar mesmo!

  22. Não se trata mais de discutir quem venceu quem- a questão é mais sutil e setorial.De fato,no quesito desktop ou computação pessoal,a MS venceu,vence e continuará vencendo por décadas ainda.Claro que em mercados mais maduros,onde os tablets,smartphones e outros gadgets estão mais presentes no dia,estes dispositivos,substituirão mais rapidamente os desktops e notebooks com Windows.Já que a computação pessoal migra para plataforma mobile.No entanto,em mercados como o brasileiro isso pode demorar ainda um pouco,mas certamente a mudança já está em curso.E a MS ao longo de um período ainda terá relevância em queda.
    Contudo,no que tange aos demais setores é óbvio que o Linux ganhou.O sistema está presente em quase tudo que é móvel,está presente em toda a infraestrutura da web,na produção de diversas indústrias,das mais básicas às mais avançadas,como a indústria bélica,de satélites e supercomputadores.De cada 10 smartphones,8 usam um sistema linux embarcado.Em diversos veículos.Em diversos relógios eletrônicos,até nos de luxo.Na aviação comercial.Na marítima.Nos entretenimentos.Resumindo,o Linux é omnipresente em todos os segmentos.Isto é inegável.E viva o Pinguim!

  23. Se as pessoas tivessem conhecimento técnico olha que o Mac os entraria
    nessa briga na boa, e se os usuários do windows vissem o Mac os como eu
    vi e abandonei Windows, sem falar que um Mac alumínio dispensa comentários
    utilizei todos os três e o Mac da banho, mas com certeza o Linux está muito bom
    a Microsoft não está mas só no mercado, eu prefiro Mac de longe

  24. Só uso minha licença original do Windows Seven pra jogar futebol.
    O resto, sem comentários. Ubuntu é extremamente superior, apesar de o seven ser muito bom.

    Os que criticam o Linux geralmente me fazem lembrar os que criticam a Bíblia: ouviram falar, nunca leram mas vão na onda da maioria. Falta personalidade pra muita gente.

  25. é verdade, por isso ele é o mais rico do mundo e o bill gates nem aparece na lista. Por isso o mundo conhece linux e quase ninguem conehce microsoft ¬¬

    Essa parada do linux eh impressionante, mania de dizer que eh melhor vem desde o presidente até o último nerd virgem.

  26. Acho que a Microsoft está mais interessada em cloud computing e mobile e não se importa tanto mais com o Linux que somente agora respira aliviado nesse mercado, acho que o cachorrinho é outro

  27. Gosto dos produtos da Micro$oft, como gosto dos produtos Linux.

    Quem deve apresentar números são as estatísticas e não um diretor executivo e ainda fazendo uso de palavras chulas como esse “sei lá o que Foudation”, fez!

  28. Não posso dizer que o linux já venceu a microsoft pois como foi tipo na noticia a cada 10 desktops ou notbooks 9 são em plataforma windows e apenas 1 é linux.
    O linux é um ótimo sistema opracional, livre, de código aberto podendo o usuário avançado alterar ao seu gosto, porém alguns softwares ainda não estão disponíveis para a plataforma linux um exemplo são todos os programas da Adobe.
    Certo que os supercomputadores e os servidores maiores do mundo usam linux pelo custo benefício ser menor e ter maior velocidade de processamento, não ter tanta preocupação com infecções.
    Eu paricularmente gosto muito do Linux Ubuntu, uso um notbook dual-boot com Windows 7 e Ubuntu mais uso mais ubuntu por ser mais rápido no processamento de dados navegação em arquivos e internet.
    Se um dia a Linux vencer essa batalha com a microsoft que vem de muito anos será ótimo pois o foco será apenas o linux, e os grandes fabricantes de software iram ter que fabricar versões para a plataforma Linux, espero que um dia isso aconteça.

  29. Windows Seven é show! Ubuntu é Espetáculo!

    Para ilustrar:
    É como alguém que cresceu no Brasil, vive no Brasil, tem a cultura do Brasil, só conhece o Brasil e tenta argumentar que a França não presta! Vá a França primeiro, conheça as pessoas, os lugares, as opções, as paisagens, a alta tecnologia, o idioma. Você não vai deixar de gostar do Brasil, mas certamente vai gostar e muito da França!

    [Pessoas com o primário são altamente capazes de entender este post.]

  30. Sinceramente, qm sabe seja mt falta do q fazer para ver vsa’s ficarem aki discutido por algo q no fim só dará lucro a terceiros..é como ficar disputando…ah.. qm é a melhor?!?!.. a globo ou o sbt.?!?..kkk.. ah fala serio…vc’s tem q compreender q ñ existe o melhor..ñ p todos! o melhor é akele q vc utiliza e consegui atraves dele usufruir suas necessidades…enkanto isso a maioria é a maioria!!!…independente do grau d instrução d cada um. Em particular.. uso os dois sistemas.. pois ambos me sastifazem em tarefas diferentes…enfim, este é o criterio.

  31. O Linux nunca irá dominar os notebooks e os desktops, porém, com a evolução tecnológica para a área de Tablets, Smartphones, o Windows ficou muito tempo estacionado e isso comprometerá a sua participação.
    A Apple (iOS) e o Google (Android) dominarão esse mercado.

  32. O certo a fazer é usar os Dois SOs em uma máquina quando precisar os dois estaram lá perfeitinhos para o uso.

    Cada um é cada um comparar LINUX com Windows é o mesmo que comparar Álcool com Gasolina num ano um vale a pena e no outro não vale

  33. eu gosto dos dois mais programo software para windows porque como dito no artigo 9 de 10 desktops usao windows, e se voce quer ganhar dinheiro nao pode perder tempo programando software para um sistema que é usado tao pouco, o linux tenho no meu pc em dual boot mais faz meses que nao abro ele acho que nem lembro mais da senha e login que coloquei para iniciar rsrs.

    toda empresa grande nao pode pensar pequeno e linux é pequeno no rendimento de grana para desktop hoje a questao de segurança com o windows 7 esta mais estabelecida.

    99% dos jogos software e diversos aplicativos sao produzido para windows, só produzem algo que é para linux empresas com capital gigantesco como google e adobe.

    por isso eu te digo sabe quando o linux vai ser mais usado que windows em desktop? NUNCA.

    acho que a area dos tablets como o amigo ja disse vai ser da aple e do androide, mais é muitos sistemas de celulares que vai virar um querendo ser melhor que o outro e isso vai gerar vantagens para os consumidores pois só poderao ficar entre os melhores os sistemas mais rapidos mais seguros e mais interativo.

    é uma guerra sem fim e quem sai vencendo nessa guerra sao os consumidores, que vao receber produtos de qualidade.

    quem dera se essas guerras fossem travadas pelas redes de internet adsl do brasil assim como as guerras de celulares e seus mil e um planos.

  34. Usei Linux durante 6 meses (Ubuntu Desktop).
    A experiêcia foi ótima, mas o fato do Windows fornecer as ferramentas mais práticas e
    conhecidas do mercado o torna quase que 100% usual em pcs de mesa e pcs móveis. O linux se torna tão pessoal e prático que a maioria das pessoas ao experimentarem as ferramentas inclusas no sistema percebem que: ” Poxa. Vou ter de aprender tudo de novo!”. Isso gera perca de tempo (no caso de empresas) e desanimo nos usuarios, sendo que a minoria tem conhecimentos tecnicos para usufruir dos recursos do sistema.

  35. Eu particularmente estou usando Windows 7 porque veio com meu notebook. Mas estou analisando várias distros para substituir o win7. Para mim o linux atende as minhas expectativas. A muito tempo estou utilizando o LibreOffice justamente para sair desse vício de office da MS. No começo foi estranho, mas agora estou achando o máximo. Nas próximas semanas terei um linux no meu notebook.
    Quanto mais gente instala e utiliza o linux, mais empresas e fabricantes passam a aderir e dar suporte ao pinguim.

  36. Rá… Isso é hilário.

    Bom pelo menos é uma boa matéria para os nerds e xiitas massagear vossos egos, eu uso linux no trabalho e afirmo que ainda esta muito longe das facilidades do windows.

  37. É complicado esta “guerra” entre Windows e Linux, trabalho com ambos os Sistemas Operacionais, tenho que dizer que ambos são ótimos, o grande problema da Microsoft hoje é o valor do seu Sistema Operacional e Lincenças, em relação ao crescimento do Linux é fato que hoje em dia muitas instituições de encino ajudam a promover maior conhecimento em cima de Linux do que de Windows (Principalmente no Brasil), infelismente nada se compara com os Produtos Microsoft (Exchange Server, Active Directory, World, Excel, ForeFront, etc…) O Linux esta ganhando mercado de Data Center pelo baixo custo e Windows é mais voltado para servidores de aplicação compartilhamento, etc, ou seja em ambientes totalmente diferentes.

  38. Engano dos que pensam que o Linux não está crescendo, como exemplo, temos os grandes servidores web. Foi feita uma pesquisa pela Zend, sobre o uso do PHP (que roda em servidores web com o Linux), e constatou-se que 97% dos servidores do mundo rodam o PHP sob o linux.
    Órgãos públicos também estão migrando para Linux, como exemplo temos as escolas estaduais e municipais brasileiras, e órgãos como a Polícia Federal e o Exército, que já migram para o sistema do pinguim.
    Quem fala mal de linux, é porque, na verdade, não conhecem o sistema e suas vantagens, ou têm medo de mudar para o novo sistema com medo de não se adaptarem com o modo de operação do Linux, isso tudo é devido ao comodismo que a maioria dos brasileiros têm pelo costume em trabalhar sob a plataforma do sistema Microsoft.

  39. Cara O que salva a Microsoft Não é o seu OS e sim a Plataforma Office , que por sinal salvou a Apple de falir.

    Linux sempre vai ser mais usado em lugares onde a economia valer sobre a facilidade como essa teoria é valida em empresas os grandes usam linux os pequenos usam Windows.

    E falar em que só a apple tem inovação acho que não conhece o K-net do Xbox360.

    Cara falar que Microsoft é um cachorrinho quando a unica vertente que se tem é OS e não saber avaliar as coisas.

  40. entre MIcrosoft, Linux e Apple. Fico com a maçã, ja ate tentei usar progamas open source,
    como o open office, gimp, e inkscape, para posteriormente mudar para linux o sistema. mas não rola, office photoshop e illustrator estão anos luz na frente!!!

  41. Minha avaliação é o seguinte…das pessoas que utilizam o linux, quantas não precisam do Windows pra nada?? tipo não tem uma VM guardadinha???

    Agora o pessoal da MS, voces tem VM linux?

    Olha o comentário que foi feito:
    “Órgãos públicos também estão migrando para Linux, como exemplo temos as escolas estaduais e municipais brasileiras, e órgãos como a Polícia Federal e o Exército, que já migram para o sistema do pinguim.”

    Estão mesmo?? Da uma olhada no front-end dos usuários.

    Dizer que um sistema é ruim porque ele é pago, isso é #Fail. To achando até que esse povo trabalha de graça.

    Queria comentar mais, mas meu teclado ta ruim, deve ser culpa da MS porque na Linux isso não acontece..kkkkk

  42. Sou a favor de uma concorrência de sistemas operacionais! Somos obrigado a usar o Ruindows, mesmo em sua melhor versão lançada, mas continuamos escravo dele! Lembram do início dos celulares? Linha absurdamente cara, aparelhos tijolões e apanas uma operadora. Hoje com a concorrência, temos liberdade de escolha, a qualidade dos serviços melhoraram, são muito mais baratos e evoluídos. Um exemplo claro disso são os navegadores. O que seria de nossa experiência na internet hoje se houvesse apenas o INTERNET EXPLORER???? UM COLAPSO TOTAL E ESCRAVIDÃO DE UM NAVEGADOR ATRASADO, PROBLEMÁTICO E VULNERÁVEL!

  43. Calcanhar de aquiles do linux desktop, eu acredito que ainda seja o pacote Office, o OpenOffice melhorou muito mais ainda nao é tão bom quanto o Ms-Office. Mas como utilizo mais Firefox e console(SSH) mesmo consigo viver bem no linux no laptop.

    Mas ainda assim tenho o Win7, pois mesmo com wine alguns programas nao ficam legal no linux… principalmente jogos.

  44. Realmente, dá pra ver que o cara já tá mais rico que o Bill Gates, com certeza é muito melhor… ahahahahahahaha

    Galera, mercados diferentes, se liga… não uso linux, pq não quero perder tempo com sistema operacional… uso o sistema operacional apenas para abrir os aplicativos que preciso… ponto final

  45. Na boa! Se rodar na minha máquina (melhor dizendo, nas minhas máquinas), eu uso. Linux, Windows, Mac, todos tem problemas, todos atuam bem em alguns pontos e em outros não, todos tem seus fãs, mas uma coisa ninguém admite: que seu OS preferido é pior do que esse ou aquele. E nem poderia ser diferente, pois afinal se funciona para mim, então é bom!

  46. quando Linux rodar Jogos, produtos Adobe,… ai eu migro para ele… até então continuo com o Win7.
    pq sistema que não roda jogo é lixo kkkkkkkkkkkkkk

  47. O Windows morreu pra mim faz muitos anos.
    Pois faz muitos anos que não uso ele nos meus computadores.

    Morreu também no da minha irmã, de alguns amigos meus,
    minha irmã usa os jogos que tem no Linux e esta feliz.

    Quanto a Photoshop, é ridículo. 99.9% dos usuários, não usam
    nada que precise do PhotoShop. Até plugins do PhotoShop funciona no Gimp.

    O Ms Office é mais ridículo ainda. 99.99% dos usuários não usam coisas que
    só tenham no MS Office. Por sinal, o MS nem corrigir em português corrigia até pouco tempo atrás.

    Pessoas/Empresas que são usuários de Softwares e não receptadores de furtos.
    Preferem usar ferramentas livres/gratuitas e mais baratas.
    Os demais só dão lucro pros “formatadores”, rsrsr

    Quanto a AutoCad, quem tem grana pra comprar?
    Felizmente agora tem o DraftSight, que funciona em Linux,Mac e Windows,
    e é DWG 100%.

    1. Sua irmã deve jogar só paciência!! kkk
      Photoshop a maioria dos usuários que trabalham na area usam sim 99% de seus recursos!!
      DraftSight??? tá maluco… isso ai não chega nem a 1% nos pés do AutoCad..!!

    2. “…Felizmente agora tem o DraftSight, que funciona em Linux,Mac e Windows,
      e é DWG 100%…”

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!

  48. Eu acho que o Linux e bom sistema operacional, porem ele precisa parar de fica achando que tudo neles e melhor do que o Windows ou Mac OS, cada sistema operacional, tem sua particularidade, tem o seu publico, porem o Linux precisa melhorar e muito em varios aspectos parar com essa ideia de linha de comando, as empresa querem agilidade, e tambem parar com essas brigas entre versões ou distribuições e ridiculo isso, Creio que o mercado vai continuar com o Windows na frente, o Mac OS logo atras e Linux.

  49. Pensemos…..
    A Microsoft não possui (está tentando, está tentando….) sistema operacional para dispositivos móveis. Os SOs dos dispositivos móveis, há bem pouco tempo atrás, eram sistemas proprietários de suas marcas, e ela, a Microsoft, também não possui SO para dispositivos como tv’s, e leitores de e-books (está tentando, está tentando….).
    Pelo que sei o Linux foi criado para ser, a primeira vista, um SO gratuito que substituiria o Windows nos desktops e até agora isso não aconteceu. Cantar vitória sobre a Microsoft em cima de mercado onde ela não é um concorrente de peso é fácil.
    A propósito, Pedro (PéPY) exite vírus para Linux sim, assim como existe vírus para Mac, eles só não aparecem por uma simples questão: Linux e Mac não possuem tantos adeptos como o Windows.

    1. Mauricio eu acredito que o fato do linux não ter tanto virus não é pela questão de adeptos. Vejo que a maioria dos adeptos que utilizam o linux são usuários que sacam muito de programação, segurança e redes. Além do mais, o Linux é opensource, por isso é mais fácil descobrir uma vulnerabilidade. Se o windows que é todo fechado já é cheio de falhas de segurança, imagine o que aconteceria se Microsoft resolvesse liberá-lo. SERIA O CAOS DAS REDES MICROSOFT.

    2. Tharcisio, o que você acha que os crackers preferem, roubar dados confidenciais de quem usa Linix / Mac ou de quem usa Windows? Onde ele terá mais retorno?
      Onde ele terá maior quantidade de informações?
      Foi isso que eu quis dizer.

  50. Vocês falam merda amigos, Tela azul o otatios a tela azul é por conta de drives que istão mal instalos e etc, linux um merda total deveria ser do “Povão” como um merdinhas falam mais esqueci que quem dorminou e domina é o Windows em vez de critica a “tela da morte” vai toma vergonha e ageita seus pc ou até mesmo compra um bom, e instala os drives. MAC tem tela azul? Trava ? Não e Não porque ninguém abre seu maczinho prá altera um driver um peça nem se quer um HD um pente de memoria ,para ae né. Ja no Windows tanto do XP ao 7 neguim vem faz o “diabo” e acha que a cupa é do Windows, Linux falou merda ai, Todos ele são bom mais o Linux fica em ultimo tanto o mac quanto o windows são os “poderosos” des da versão 2000 que foi meu primeiro OS.
    Gente se vocês compra um pc lacrado com windows nunca existira a tela azul, há não ser que um driver esteja mal instalado !
    [ Desculpa pelos erro de gramatica. ]
    Sou a favor de todos mais tenha atenção antes de fala besteira .

    1. Vocês falam merda amigos, Tela azul o otarios a tela azul é por conta de drives que estão mal instalados e etc., Linux um merda total deveria ser do “Povão” como um merdinhas falam mais esqueci que quem dominou e domina é o Windows em vez de critica a “tela da morte” vai toma vergonha e ajeitar seus PC ou até mesmo compra um bom, e instala os drives. MAC tem tela azul? Trava? Não e Não porque ninguém abre seu maczinho prá altera um drive uma peça nem se quer um HD um pente de memória, para aí né. Já no Windows tanto do XP ao 7 maluco vem faz o “diabo” e acha que a cupa é do Windows, Linux falou merda ai, Todos ele são bom mais o Linux fica em ultimo tanto o Mac quanto o Windows são os “poderosos” dês da versão 2000 que foi meu primeiro OS.
      Gente se vocês compra um PC lacrado com Windows nunca existira a tela azul, há não ser que um drive esteja mal instalado !
      [ Desculpa pelos erro de gramática. ]
      Sou a favor de todos mais tenha atenção antes de fala besteira

  51. Que discussão idiota kkk Linux é bom, windows é bom, mac é otimo. Uso tudo, dependendo do contexto. Dizer que o linux é mais seguro, é outra bobagem. Deixa ele se tornar mais popular entre usuários comuns para ver a quantidade de pragas e trojans que irão inventar para linux kkk Enquanto os xiitas do linux se preocupam com a microsoft, o Google (android) tá cada vez maior e logo vai dominar todas as mídias e deixar os dois na rasteira. Outra coisa: trabalho com desenvolvimento web, design e modelagem 3D e não há nada sequer semi profissional para linux como encontro para windows e mac.

  52. Gosto do Windows 7 e ponto! O sistema foi feito para o usuário e estou extremamente satisfeito! A Microsoft disponibiliza um antivirus excelente, próprio e gratuito que é o Microsoft Security Essentials. Diferente do meu Galaxy com Android que pegou vírus e ferrou meus dados.

    Galera. Microsoft é Microsoft! Inclusive o xBox também é show!

  53. Concordo. A Microsoft vem perdendo muito espaço nos ultimos anos.
    A mais ou menos um ano quando resolvi instalar o Linux no meu PC, comecei a descobriu um novo mundo a ver como as coisas eram muito mais faceis, e melhores de ser feitas.
    Não estou dizendo que não uso Windows, mais pelo fato de ainda não estar disponível alguns recursos no Linux, mais se eu ligar meu PC 10 vezes por dia, 8 são no Linux :)

  54. Concordo que há mercado para todos. Não é preciso ficar despresando o concorrente. Talvez se fosse feito uma parceria entre Windows e distribuições do Linux, fosse mais útil para todos do que essa concorrência sem fundamento. Mas uma coisa é certo, o Windows ainda possui ferramentas e recusros que nenhum outro Sistema Operacional possui.

  55. 99% do mercado de PCs/Notes pertence à Microsoft.
    Ela também atua no mercado de hardware e videogames, com o Xbox. O C#/.Net Framework são uma linguagem e um framework em franco crescimento. Quem já viu o Kinect sabe que a MS é boa de inovação.

    Com relação à Apple, o IPad não é novidade. A Microsoft já havia tentado abrir o mercado de tablets no passado. Não obteve sucesso porque não era o momento. A Apple obteve sucesso porque antes do IPad surgiram os Netbooks, que ajudaram a mudar o comportamento do consumidor.

    Gosto do linux. Ele é muito estável e extremamente customizável. Há grandes possibilidades de manter o controle total sobre o sistema e isso é muito importante para certas aplicações. No entanto, isso que o Zemlin falou foi uma tremenda “bullshit”.

    Realmente o Linux é líder no mercado de servidores e também tem grandes chances de liderar o mercado de “devices” ou “gadgets”. Por que o linux não emplaca no mercado de PCs? Será por causa dos jogos? Não.

    A explicação é que o Linux não é “user friendly” por padrão. Aliás, com tantas distros, não possui padrão. Não é preparado para usuários inexperientes. Ele possui certas distribuições que se preocupam mais com o usuário do que com qualquer outra coisa, mas não chegam a ser uma revolução. O Windows não precisa “ganhar” dessas distribuições em termos de usabilidade. Se ele “empatar” ou perder “por pouco”, continua no mercado, devido à inércia natural de se ter uma fatia tão larga dele.

    A Apple, esperta, apresentou uma interface revolucionariamente fácil e “user friendly” e conseguiu abocanhar boa parte do mercado”, mas não consegue aumentar tanto a fatia devido à falta de suporte a hardware genérico. Mutios consumidores querem entrar em uma lojinha, comprar um gadget porcaria por poucos R$ e plugar na USB. Não querem ter de pagar centenas de R$ por um gadget de qualidade na apple store.

    Em relação aos tablets, celulares e afins, o Linux vem dominando o mercado devido ao fato de a interface desses dispositivos ser menos complexa. Portanto, é muito mais vantajoso se ter um sistema que é bom “por dentro” e trabalhar na “casca” dele, criando um sistema ao mesmo tempo estável e user friendly; do que um sistema que é “ruim por dentro” e que possui uma “casca” legal, mas que para celulares essa “casca” não é aproveitada, o que é o caso do Windows.

    Portanto, não acredito que a MS foi derrotada pela Linux Foundation. Ela perdeu a guerra dos dispositivos de mão, derrotada pela Google e pela Apple. O Linux “ganhou” por reflexo. Perdeu a guerra dos servidores para os sistemas realmente projetados para eles, como o Linux. O Linux ganhou porque é o que tem maior corpo técnico. Não porque é o melhor. Por fim, a MS continua ganhando a guerra no campo de batalha que eles são bons: usuários finais.

    1. Yuri,

      O macOS nada mais é q um unix com uma bela interface, o q dá excelente estabilidade. O linux caminha para isso, e não demora deve ter seu design bem próximo do sistema da apple e com a tradicional estabilidade do linux. Já o nosso windows só vem fazendo trabalho de maquiagem e não faz o básico, trabalhar suas fundações. Eu costumo sempre perguntar aos amigos que curtem windows. O q é o NTFS? criado em 1993 e sem evoluir. É lento e torna qq manipulação de arquivos lenta. A mesma cópia de arquivos, por exemplo, no linux demora de 4x a 6x menos q windows. E com os smartphones com android e tal (como vc bem citou). A tendência é q não precise necessariamente de windows para sincronismo e etc.
      É importante notar q hj em dia muitas máquinas são vendidas com linux para baratear seu custo. O problema é q não colocam uma versão como o ubuntu. Como vc tb colocou de maneira adequada, muitas versões de linux, tds podem customizar e acabam por optar por uma versão mais simples e barata para o fabricante do hardware. MAS, uma hora eles acertam, e enquanto isso o ubuntu (e outras distros) avançam a paços largos para um design cada vez mais polido, bonito e fácil de usar.
      A tendência é acelerar esse processo de migração de desktops e notes para linux.
      minha opinião.
      na minha casa a minha filha de 14 anos, usa o ubuntu como se estivesse no windows, pq, tirando o msn messenger, o resto é o mesmo pra ela.

  56. Duas constatações após ver tanta besteira juntas:

    90% dos “defensores” do Linux que postaram algum tipo de mensagem aqui, nunca, nunca, nunca utilizaram de fato o Linux.

    89,90% dos “defensores” do Windows que postaram aqui algum tipo de mensagem usam software pirata.

    99% de todo esse universo não trabalha com informatica, ou se trabalha não passa de um reles estagiario de “Ciencia da Computação” ou algo parecido…

  57. LINUX meu linux ja esta mais do que atrasado é lixo quem gosta gosta de bancar o nerd os “melhores” linux ou clonam aparencia ou emulam programas e funções do Windows.. sonhem LINUX jamais sera merda nenhuma sempre o lixo que é compro computador linux so pra pagar mais barato, meu primeiro passo e formatar e remover auqele lixo, para colocar um Windows pirata e registrar ele direto na chave, para poder atualizar sem dor de cabeça.. depois so maravilhas oque quero de jogos a programas baixo e uso nao como linux que precis aabrir terminal e procurar isso aquilo diugitar centenas de comandos, ta na hora de cairem na real LINUX = LIXO
    Fora que ate mercado dos podres netbooks ele ja perdeu, agora 99,9% é Windows

  58. usurario de LINUX = babaca querendo bancar o nerd e que nunca comeu buceta nem vai comer na vida

    usuario de Windows = cara que nao que perder tempo tudo que que quer encontra, baixa e instala facil sem problemas ,

    na real ?
    linux nao vai crescer nunca vai ser sempre o mesmo papinho idiota e nada mais…

    agroa quem nao gostou do meu comentario dane-se perca seu tempo com seu linux lixo ai.

  59. hein,falando serio,se o linux fosse bom todo mundo já teria migrado.Cá Pra nós,um milhão de distros diferentes,bugadas,incompativeis entre si e o cara ter de ficar compilando aquele lixo de arquivo Tar.gz,uma vez nao consegui instalar um pacote que estava de uma distro na outra e eles eram .Deb,por causa de um misero kernel,o Linux desatualiza em semanas,nao serve como sistema operacional pra durar mais de tres anos em uma máquina.Se querem derrotar a microsoft,coloque um painel de controle decente,um instalador de pacotes Universal,tipo instala qualquer imundicie seja .rpm .tgz.gz no clique do mouse,e façam jogos decentes pra linux,SÓ assim haverá migração.FORA que o Linux deveria deixar de ser Refém de Repositórios de Arquivos,todas as distros deveriam ser compativeis entre si.Abaixo a idiotice,e Cá pra nos o Windows ainda tá dando de um milhão a zero no Desktop.

  60. Linux não tem virus, ainda falam isso de boca cheia, não tem virus porque não compensa fazer. Vou fazer virus pra atingir a grande massa não meia duzia de gato pingado.

  61. Que diversão usa o Windows . lol
    O linux faz coisas que usuarios “comuns” não conheçem é por isso não o usam.
    De primeira eu não gostava do Linux,devido ao visual,mas depois descobri que ele ofereçe muitas opções de personalização.Amei a versão 10.10.

    Mas minha paixão e o Mac da Aplle,quem não conheçe mão sabe o uqe perde. ;)

leia mais