Tecnologia

23 jul, 2007

Lançado primeiro clipe musical brasileiro gravado no Second Life Brasil

Publicidade

O novo videoclipe da banda Babado Novo mistura cenas reais com virtuais e será apresentado em primeira mão no metaverso, com a presença do avatar de Claudia Leitte, vocalista do grupo.

Hoje, às 20h30, tem música na Mainland Brasil, empreendimento da KAIZEN Games e do iG no Second Life. Claudia Leitte, vocalista da banda Babado Novo, estará na ilha Mosaico para lançar o videoclipe “Doce Paixão”. Não é à toa que os residentes do Second Life serão os primeiros a conhecer o mais novo trabalho do Babado Novo: mesclando cenas reais com virtuais, “Doce Paixão” é o primeiro clipe nacional gravado no metaverso. Para falar sobre essa experiência, Claudia Leitte conversará com os internautas no Bate-Papo do iG, a partir das 19h30.

“Esse projeto é mais uma ação que reforça o pioneirismo do iG no Brasil e destaca o compromisso do portal em promover o protagonismo e a colaboração dos usuários. Conseguimos através desta parceria com a Universal Music criar uma experiência única e uma nova maneira dos milhares de fãs interagirem com a banda”, diz Alex Rocco, diretor de marketing do iG.

Mais do que assistir ao clipe, os usuários do Second Life terão a oportunidade de interagir com a vocalista, que ganhou um avatar hiper-realista. A preocupação com a qualidade marcou toda a produção das cenas virtuais, desenvolvidas integralmente pela KAIZEN Games. “O videoclipe do Babado Novo consumiu mais de um mês de trabalho e envolveu vários figurantes, a modelagem de seus avatares e a criação de seus figurinos”, afirma Marcelo Carvalho, diretor de produção da KAIZEN Games. “No total, produzimos mais de 30 minutos de cenas.”

O processo de criação de um videoclipe no metaverso – ambiente virtual que simula o mundo real – é completamente diferente do desenvolvimento das animações 3D convencionais. “É mais parecido com a gravação de uma novela ou de um filme”, diz Carvalho. Embora sejam criados no computador, os avatares só existem quando são controlados por pessoas de carne e osso. Por isso a equipe da KAIZEN Games coordenou os avatares que participam de “Doce Paixão” como se eles fossem figurantes de uma filmagem tradicional. Eles tiveram de ensaiar as cenas e, para chegar à versão final, algumas delas foram gravadas mais de vinte vezes.

As cenas virtuais foram ambientadas na Mainland Brasil, em várias áreas já abertas ao público. Assim, qualquer residente poderá visitar as locações virtuais do clipe. Já as filmagens reais foram conduzidas pelo diretor Toth Brondi da produtora carioca Aquarela Filmes, responsável também pela finalização do trabalho.

“Doce Paixão” faz parte do recém-lançado “Ver-Te-Mar”, quinto CD do Babado Novo. Formada em 2001, a banda baiana já ganhou dois Discos de Ouro, um Disco de Platina e um DVD de Platina. “Para a KAIZEN Games, o fato de uma banda de sucesso como a Babado Novo explorar a linguagem do universo virtual para produzir seu novo trabalho mostra que o Second Life já começa a fazer parte do cotidiano das pessoas”, afirma Emiliano de Castro, diretor de marketing da Mainland Brasil.