DevSecOps

6 jul, 2016

KDE Plasma 5.7 é lançado com progressos em relação a Wayland

Publicidade

Ontem, o projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.7, seu popular ambiente desktop Linux. A atualização traz fluxos de trabalho melhorados, um novo gerenciador de tarefas e novos passos em direção ao gerenciador de janelas Wayland. Novas imagens do KDE Neon foram vistas, e elas mostram que o novo Plasma 5.7 e outras distribuições terão o novo software em algum momento no futuro com base em seu modelo liberação.

Em termos de um fluxo de trabalho aprimorado, o Plasma 5.7 baseia-se nas List Actions que foram introduzidas no Plasma 5.6, o que permitiu que os usuários utilizassem determinadas tarefas dentro do aplicativo; agora, o recurso foi ampliado e as ações estão presentes no Krunner. Para aqueles não familiarizados com o KDE, o Krunner permite que você digite no desktop para abrir aplicativos, pule direto para sites e rode comandos.

Outra mudança que melhora o fluxo de trabalho é o retorno da visualização de agenda no calendário, proporcionando aos usuários uma visão rápida e facilmente acessível de compromissos futuros e feriados. O applet de controle de volume no system tray agora é capaz de controlar o volume por aplicativo, além de permitir que o usuário mova a saída de som de aplicativos entre dispositivos, apenas arrastando e soltando.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/kde-libera-primeira-versao-do-plasma-media-center/]

O Wayland ainda não é o gerenciador de janelas padrão em muitas distribuições Linux, principalmente porque desenvolvedores de ambiente de trabalho (DE) ainda estão fazendo seu DE funcionar corretamente com ele. Com o KDE Plasma 5.7, o suporte para o Wayland ficou muito melhor, especialmente em relação à segurança.

Quando os usuários vão realmente começar a usar o Plasma 5.7 vai depender da distribuição que estão rodando. O KDE Neon, que roda o software KDE mais recente em cima de uma base Ubuntu estável, já tem a nova atualização e imagens para download estão disponíveis. O Neon é seguro para instalar em máquinas de produção graças à base estável. As próximas distribuições que irão receber a atualização provavelmente vão lançar releases, como Arch Linux, e as distribuições que liberam releases em intervalos definidos serão as últimas a receber o update, porque uma mudança tão grande provavelmente vai precisar de um novo ciclo de desenvolvimento para adicionar a nova versão do Plasma e manter as coisas funcionando sem problemas.

Com informações de Neowin