Instituições como Banco do Brasil, Banco Itaú, Caixa Econômica já estão recebendo uma nova versão do plugin de segurança, com o bug de correção para evitar que seus correntistas fiquem sem acesso à Internet por conta do problema, conforme o identificado pelo IPv6.br, revelou Antonio Marcos Moreiras, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
“Num primeiro momento, os bancos não reagiram porque eles não identificaram o problema. Na navegação no site do banco não havia problema. Mas com a mobilização, eles exigiram uma nova versão do plug in e já estão em processo de homologação”.
A informação sobre a decisão dos bancos de exigirem uma atualização do plugin, desenvolvido pela Gas Tecnologia, do Grupo Diebold, foi dada por Moreiras, em entrevista ao portal da Abranet. O especialista explicou que, hoje, as instituições financeiras estão substituindo suas soluções de segurança – antes instaladas nos navegadores Internet – para plugins rodando no próprio sistema operacional da máquina do usuário. E foi essa prática que determinou o problema.
“Há duas semanas começamos a receber muitos chamados técnicos do grupo do IPv6.br para a não navegação em sites como You Tube, Facebook e Google, que já são IPv6 nativos no Brasil. Esses serviços ficavam fora do ar. Identificado o problema, solicitamos uma atualização do software, que de acordo com os bancos, já foi feita e já está sendo homologado. A correção definitiva, no entanto, deverá demorar mais alguns dias. Mas os testes iniciais mostram que o problema foi superado”, diz Moreiras.
Entenda o problema
Em testes conduzidos por engenheiros do NIC.br, depois de relatos feitos em fóruns de discussões técnicas, motivaram a equipe do IPv6.br a testar a solução warsaw versão 1.5.1, produzido pela empresa GAS Tecnologia, utilizada por algumas instituições bancárias para o acesso ao Internet Banking em computadores Windows, e problemas sérios foram confirmados: toda a navegação em sites que tenham IPv6 ativado é simplesmente bloqueada, isso afeta Youtube, Google, Facebook, Yahoo, Linkedin, Terra, UOL, Globo.com, os sites do NIC.br, e muitos outros.
Não é apenas a navegação usando IPv6 que foi afetada. Todo o acesso a esses serviços, mesmo com IPv4 também disponível, foi bloqueado pelo bug no software dos bancos. O relato sobre o bug foi publicado na noite de quinta-feira, 09/04, no Fórum IPv6.br, do NIC.br.
***
Com informações de Convergência Digital