Carreira Dev

26 jan, 2015

iPhones foram responsáveis por 50% das vendas de celulares no final de 2014

Publicidade

De acordo com uma pesquisa da consultoria Consumer Intelligence Research Partners, 50% de todos os telefones ativados nos Estados Unidos durante o terceiro trimestre de 2014 foram iPhones, com grande dominação dos recém-lançados 6 e 6 Plus.

iphone6

A Samsung ficou em segundo lugar, com a soma de todos os seus modelos gerando 26% das vendas, com destaque para o Galaxy S5. Em terceiro, ficou a LG, com 11%, enquanto nenhuma das outras fabricantes foi capaz de atingir uma parcela maior do que 5% e não tiveram seus nomes revelados no estudo.

No total, mais de dois terços do mercado americano estão dominados pelas duas maiores fabricantes do mercado atual. Para a Consumer Intelligence, o panorama é bastante complicado para qualquer outra empresa que queira se aventurar no setor.

Os dados também mostraram certa fidelidade entre os usuários, principalmente os de produtos da Apple. 86% daqueles que ativaram um novo iPhone no período compraram um novo modelo em substituição a um antigo, também da empresa, enquanto todo o restante confirmou estar mudando de um aparelho da Samsung para os smartphones da empresa de Cupertino.

A expectativa da empresa, agora, é de uma redução no movimento para o primeiro trimestre de 2015. A tendência é de que as vendas de smartphones caiam nesse período, na ressaca das vendas de final de ano, e também enquanto os usuários mais aficionados já se preparam para os novos anúncios. Normalmente, o movimento retoma sua temperatura alta no segundo trimestre do ano, quando a Samsung dá a largada com a revelação do novo modelo da linha Galaxy S.

Apesar disso, a Consumer Intelligence não espera ver uma mudança no balanço de poder entre a marca coreana e a Apple tão cedo, nem um crescimento significativo das empresas “menores”. Pelo contrário, a expectativa é de que as duas continuem dominando completamente o mercado, enquanto o crescimento de uma, invariavelmente, vai significar a queda no market share daquelas que estão mais abaixo no ranking.

A pesquisa foi feita com 500 pessoas nos EUA, entre a última semana de dezembro de 2014 e a primeira de janeiro deste ano, e foi referente a todos os aparelhos ativados entre outubro e o período do levantamento.

Com informações de Canaltech