Gadgets

7 jun, 2013

Intel lança pendrive de 128 GB, que afirma ser o mais rápido do mercado

Publicidade

Durante a Computex 2013, feira de tecnologia que acontece em Taiwan, a Intel demonstrou um pendrive que utiliza a tecnologia Thunderbolt para transferir dados em uma velocidade muito mais alta do que a dos pendrives tradicionais plugados a uma porta USB.

pendrive_thunderbolt

Considerado pela empresa como o pendrive mais rápido do mundo, o aparelho tem capacidade de 128 GB, se parece com uma chave e é plugado diretamente a uma porta Thunderbolt em um computador. Internamente, ele é baseado em uma unidade SSD da SanDisk. O gadget pode aproveitar a largura de banda da interface Thunderbolt e transferir dados a até 10 Gigabitspor segundo, muito mais rápido do que o possível numa interface USB 3.0, que atualmente atinge no máximo a metade da velocidade do Thunderbolt.

De acordo com Oren Huber, um engenheiro da Intel baseado em Israel, o pendrive mostrado pela Intel é um dos primeiros usando a tecnologia Thunderbolt, que hoje é a maneira mais rápida de transferir dados entre computadores e periféricos.

Macs e alguns PCs são equipados com portas Thunderbolt, porém há um número pequeno de acessórios no mercado, a maioria monitores e discos externos. Vários deles requerem cabos caros para conexão ao computador. Um cabo Thunderbolt de 2 metros da Apple, por exemplo, custa US$ 39. Isso porque os cabos são dispositivos complexos com nada menos do que 12 chips (6 em cada ponta do conector) e inúmeros outros componentes menores integrados.

Para Huber, a velocidade dos pendrives Thunderbolt vai aumentar com os avanços na tecnologia. Nesta semana, a Intel anunciou o Thunderbolt 2, que dobra a velocidade do barramento para 20 Gbps. Computadores com portas Thunderbolt 2 estarão no mercado até o final deste ano. A Intel também está desenvolvendo uma versão “portátil” da tecnologia, que poderá ser usada em smartphones e tablets.

Com informações de Computerworld