Desenvolvimento

12 jul, 2017

Intel faz parceria com Universidades para criar centro de excelência em aprendizado de máquina

Publicidade

Uma parceria da Intel, Unesp, Mackenzie e a empresa AI2Biz vai resultar em três centros de excelência em aprendizado de máquina. Estes centros de excelência são uma iniciativa global da Intel, chamada Intel IA Academy, que tem por objetivo a capacitação em inteligência artificial de estudantes de cursos de computação e desenvolvimento de aplicações.

As universidades promoverão workshops, com oferecimento da Intel, sobre inteligência artificial. Eles serão abertos para toda a comunidade científica de desenvolvedores de software e terão como objetivo exaltar o potencial da IA no aprendizado de máquina. Outro ponto positivo é que os centros também irão colaborar com clientes da Intel, realizando provas de conceito, projetos piloto e soluções para diferentes vertentes da indústria. Atualmente, os projetos em andamento estão na área financeira e no setor de petróleo e gás.

Por parte da Intel, serão fornecidos aos projetos de aprendizado de máquina, que são ferramentas complexas que trarão performance às aplicações de Big Data. Dentre estas soluções, temos a Intel Python Distribution, Intel Math Kernel Library e Intel Data Analytics Acceleration Library. Estas ferramentas são de grande valia no projeto, a fim de extrair o paralelismo dos processadores Xeon e Xeon Phi. Ademais, a Intel fornecerá contato com engenheiros de software de diversos países e contarão com suporte técnico personalizado.

Sérgio Novaes, diretor científico do Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp, disse em matéria publicada no portal da universidade que “Além de problemas de ciência básica, deveremos atacar algumas áreas com forte impacto socioeconômico, como diagnósticos através da análise de imagens médicas e melhoria dos agronegócios com imagens de satélites.”