Nesta terça-feira, 6 de outubro, o Instagram completa cinco anos em alta e com perspectivas ainda mais animadoras para o futuro. Sua base de usuários não para de crescer, assim como a quantidade de conteúdo postado por quem usa este serviço também não.
Gigantes da indústria ou do cinema, celebridades de todos os tipos, esportistas e pessoas comuns compõem uma comunidade que recentemente ultrapassou a marca dos 400 milhões de membros.
A rede social foi desenvolvida por dois programadores da Universidade de Stanford, Estados Unidos: o norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. O projeto tinha como base o Burbn, aplicativo desenvolvido pela dupla em HTML5 para que as pessoas dessem check-in nos lugares (algo no estilo do Foursquare).
Contudo, a forma como as pessoas vinham utilizado a ferramenta deu aos dois a ideia de mudar um pouco as coisas a fim de focar o serviço no compartilhamento de fotos dos lugares. Assim, eles transformaram sua recente criação e alteraram seu nome para Instagram, junção das palavras Instant camera e telegram.

Ainda sob o nome de Burbn, Systrom fechou um acordo de US$ 500 mil no início de 2010 com uma empresa de financiamento, dinheiro suficiente para o desenvolvimento inicial de sua nova criação. Tudo isso foi servindo de pano de fundo para a criação de uma das redes sociais mais bem-sucedidas do planeta.
Primeira foto
Antes ainda do lançamento oficial da ferramenta, em 16 de julho de 2010 Systrom postava a primeira foto do Instagram. Um cachorro da raça golden retriever foi clicado diante de uma lanchonete pela namorada do cofundador do Instagram.
Hoje, mais de cinco anos depois disso, a seção de comentários da fotografia virou uma espécie de espaço público para discussões sobre o fato dela ter sido a pioneira. Até esta terça-feira, são mais de 26 mil comentários e 42 mil curtidas — mas tenha certeza de que esse número continuará crescendo.
Popularidade e versão para Android
As fotos instantâneas do Instagram trouxeram ao aplicativo uma popularidade enorme em pouco tempo. Menos de dois anos após o seu lançamento, o serviço já ultrapassava a marca de 40 milhões de usuários em todo o planeta. Naquele momento, o serviço ainda estava disponível apenas para iOS.
Em 3 de abril de 2012, depois de um ano e meio de espera, usuários de Android também ganhavam a possibilidade de compartilhar fotos na principal rede social do gênero no planeta. Para se ter uma ideia do tamanho da espera, o aplicativo do Instagram foi baixado mais de 1 milhão de vezes em menos de 24 horas após o seu lançamento na Google Play.
Assim, com dezenas de milhares de usuários e com capital estimado em US$ 500 milhões, o Instagram ainda era uma pequena empresa com apenas 13 funcionários. O sucesso, porém, já começava a chamar a atenção de outras gigantes da internet, como o Facebook.
A rede de US$ 1 bilhão
Algo comum na história recente da internet, negócios emergentes costumam despertar o interesse de gigantes do setor. Assim, a atenção que o Facebook tinha pelo serviço criado por Systrom e Krieger transformou-se em uma oferta bilionária: em 12 de abril de 2012, a empresa criada por Mark Zuckerberg adquiriu o Instagram por cerca de US$ 1 bilhão. O valor, pago em dinheiro e em ações, trouxe ainda para a companhia os 13 funcionários do Instagram.
“Durante anos, nós estivemos focados em construir a melhor experiência para o compartilhamento de fotos com seus amigos e familiares”, informou Zuckerberg em comunicado divulgado na época. “Agora, seremos capazes de trabalhar de forma ainda mais próxima com a equipe do Instagram para oferecer também as melhores experiências para o compartilhamento mobile de belas fotos com outras pessoas e baseado em seus interesses”, complementou o executivo.
Este movimento gerou alguma controvérsia em meio aos investidores do Facebook, afinal o Instagram não vendia nada nem tinha espaço para publicidade. Tal fato levou Zuckerberg a defender publicamente a aquisição, alegando que a rede tinha 40 milhões de usuários e um potencial de crescimento enorme.
As previsões do criador do Facebook se mostraram acertadas e já em julho de 2012 o Instagram divulgava um comunicado à imprensa informando que havia alcançado a marca de 80 milhões de usuários.
Evolução constante
Nestes últimos cinco anos, o Instagram rendeu muito dinheiro aos seus criadores e investidores, foi adquirido pelo Facebook e continua rendendo. Recentemente, a rede social passou a exibir postagens publicitárias para os seus usuários, o que provavelmente já estava nos planos de Zuckerberg na época da aquisição da ferramenta.
Desde a sua venda, o Instagram ganhou inúmeros recursos, como versão para Windows Phone, suporte a vídeos, colagem de fotos, Instagram Direct e suporte para imagens em outros formatos além do tradicional quadrado. O resultado de todas essas novidades foi um crescimento de 1.000% no número de usuários em três anos e meio, indo de cerca de 40 milhões em abril de 2012 para 400 milhões em setembro de 2015.

Algumas estatísticas
No final do ano passado, as estatísticas indicavam que uma a cada cinco pessoas que usavam a internet estavam cadastradas na rede social — no mesmo mês, a rede social atingia a marca de 300 milhões de usuários. Ao todo, 41% dos usuários da rede têm menos de 24 anos de idade.
Nos Estados Unidos, a rede social é a favorita dos mais jovens, superando outros serviços como Facebook e Twitter. A rede também é bem vista entre empresas e marcas, com 67% das marcas de luxo ativas nas redes sociais tendo um perfil no Instagram. O brasileiro mais seguido neste serviço é Neymar, com 32,5 milhões de seguidores.
Os 10 perfis mais seguidos na rede social são:
- 10. Nicki Minaj (35,2 milhões de seguidores)
- 9. Kendall Jenner (38 milhões de seguidores)
- 8. King Kylie (38,1 milhões de seguidores)
- 7. Justin Bieber (40,2 milhões de seguidores)
- 6. Ariana Grande (44,6 milhões de seguidores)
- 5. Selena Gomez (45,8 milhões de seguidores)
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4. Beyoncé (47,2 milhões de seguidores)
- 3. Kim Kardashian (48 milhões de seguidores)
- 2. Taylor Swift (49,5 milhões de seguidores)
- 1. Instagram (103 milhões de seguidores)
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Com informações de Canal Tech