A Public Interest Registry (PIR), organização sem fins lucrativos que administra o domínio .org, já está aceitando solicitações de registro de organizações não governamentais e sem fins lucrativos que desejarem obter domínios terminados em .ngo ou .ong. Os novos domínios de nível superior estarão disponíveis em 2014.
Na prática, a PIR está aceitando manifestações de interesse para esses domínios, para, em seguida, fazer uma avaliação das organizações interessadas em terem o domínio antes de serem registrados. Após essa avaliação, as organizações poderão registrar-se e possuir o domínio. Aquelas interessadas em manifestar seu interesse podem fazê-lo gratuitamente pelo site www.ngotld.org. Os inscritos receberão atualizações por e-mail com informações relacionadas aos processos de lançamento do domínio .ngo/.ong até o próximo ano. É válido ressaltar que o interessado em ter o domínio, depois de aprovado, terá que pagar uma taxa anual, mas o valor para o Brasil ainda não foi confirmado.
Quem se cadastrar tem acesso a notícias exclusivas sobre ofertas de empresas autorizadas a administrar o registro durante o lançamento e à ferramenta de alerta, que fornece dados relativos ao processo de registro .ngo/.ong.
De acordo com Brian Cute, CEO da PIR, a oferta das novas extensões de domínio é uma ótima oportunidade para ONGs que buscam um rápido reconhecimento no meio virtual e mais chances de engajamento público, financiamento e parcerias. “Há mais de uma década, trabalhamos para assegurar que a comunidade mundial de ONGs e sem fins lucrativos sinta que suas necessidades no meio online estão sendo apoiadas e que os usuários percebam que estão se conectando com organizações que realmente podem confiar”, disse.
O cadastro da PIR para ser administradora do domínio .ngo e .ong está sendo analisado pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) como parte do programa de domínios de nível superior. A ICANN estabelecerá as regras e as diretrizes que deverão ser adotadas na utilização dos novos domínios, além de determinar a ordem de prioridade do registro. Os primeiros a utilizarem os domínios poderão ser o público geral, usuários em caráter de experimentação ou ainda proprietários de marcas registradas.
Para manifestar o interesse e obter mais informações sobre o registro de domínio .ngo e .ong da PIR, acesse www.ngotld.org.