Back-End

19 fev, 2014

Índice TIOBE de fevereiro é divulgado, e VB.NET entra no top 10 pela primeira vez

Publicidade

O Índice TIOBE de fevereiro foi divulgado e trouxe uma surpresa: o Visual Basic .NET entrou no top 10 pela primeira vez.

São suas as razões para isso ser surpreendente: o VB.NET é o sucessor da versão 6.0 do Visual Basic, da Microsoft. Quando o VB.NET precisou rodar na plataforma .NET da gigante do software, a linguagem mudou drasticamente, e muitos engenheiros de software se recusaram a migrar para o VB.NET. Por essa razão, a linguagem vem sido criticada há anos. A outra razão é o fato de Microsoft ter desacelerado o desenvolvimento do VB.NET – por exemplo, a versão mais recente do Visual Studio não contém quaisquer novos recursos do VB.NET.

tiobe

Em fevereiro, formaram o top 10 do Índice TIOBE: C, Java, Objective-C, C++, C#, PHP, (Visual) Basic, Python, JavaScript e Visual Basic .NET, Transact-SQL. Além da chegada do VB.NET ao top 10, de janeiro para fevereiro, C e Java trocaram de posições.

O Índice TIOBE é um indicador de popularidade das linguagens de programação atualizado mensalmente. As avaliações são baseadas no número de engenheiros, cursos e vendedores em várias partes do mundo. Mecanismos de buscas populares, como Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu, também são usados para calcular as avaliações. É válido ressaltar que o índice não é sobre a melhor linguagem de programação ou sobre a linguagem na qual mais linhas de códigos foram escritas.

O índice pode ser usado para checar se suas habilidades de programação estão atualizadas ou para te ajudar a tomar uma decisão estratégica sobre que linguagem deve ser adotada ao se iniciar um projeto.

Mais informações e estatísticas sobre o índice estão disponíveis no site oficial.