Índice do TIOBE aponta que Python supera PHP em popularidade

PorRedação iMasters em

De acordo com dados divulgados pelo Programming Community Index do TIOBE, referentes a fevereiro de 2011, a linguagem Python superou o PHP em popularidade, e o C# está se fortalecendo cada vez mais. Em relação ao índice dos últimos anos, as duas principais linguagens mais populares permanecem sendo Java e C, enquanto que o C ++ passou do quarto para o terceiro lugar. 

O Python passou da sétima posição no ano passado para a quarta posição neste ano, enquanto que o PHP foi da terceira para a quinta colocação no ranking. A tendência é mostrada no compartilhamento de popularidade, já que o Python ganhou 2,72% em relação ao ano passado, enquanto que o PHP caiu 3,03% no mesmo período. O C# está em sexto lugar e ganhou 1,79% no ano de 2010.

O índice TIOBE é elaborado tendo como base dados recolhidos junto a promotores designados e a fornecedores de produtos de software, através dos motores de busca de Google, Wikipedia, YouTube, Baidu e Yahoo!

Com informações de Under-Linux

Deixe um comentário! 8

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

  1. Olá vittor, a TIOBE faz apenas um trabalho de termômetro e não uma verdade absoluta ou realidade de mercado como imagina.

    Na prática esse ranking é um grande Marketing para eles venderem seus trabalhos de consultoria e orientação a grandes empresas. (no site diz que atualmente monitoram 402 projetos da industria ).

    Até ai tranquilo, mas isso não é considerado uma pesquisa estatistica séria, pois o ambiente de amostragem não é correto, podendo ser manipulado por diversos fatores.

    Para entender melhor, a grosso modo eles usam resultados de 5 buscadores (Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, YouTube e Baidu), realizando no final um calculo de percentual de cada buscador de cada linguagem e no final tirando uma média, e assim criam esse relatório mensal.

    Mas para bom entendedor confiar somente em dados da internet não tem grande relevância.

    A credibilidade ou não da do indice da TIOBE não é algo que penso que deva ser defendido ou questionado, mas dizer que é ‘pessoas’, ‘realidade de mercado’ ai é complicado, principalmente se for um profissional de ensino ou está a frente de uma equipe.

    A minha opinião sincera é que se fosse realizada um pesquisa séria, com critérios corretos, C++ é JAVA teriam muito mais do que é apresentado e provavelmente o PHP e RUBY estariam bem mais próximos, devido aos mercados online que se consolidam.

  2. Vittor, se quiser ver uma critica mais embasada sobre o ranking da TIOBE, dá um lida neste artigo:

    infoblogs.com.br/credit/view.action?contentId=32823&Off-Topic-Nunca-confie-no-TIOBE.html

  3. O crescimento do Python é uma realidade, não baseado apenas do TIOBE que vem mostrando um reflexo que não precisa ser guru de estatística para perceber. As linguagens dinâmicas cresceram e vem tomando seu espaço no mercado. Os frameworks Rails e Django já não são mais segredo de mercado como vantagem competitiva, empresas que investem no desenvolvimento WEB e que usam as melhores práticas de desenvolvimento ágil, já estão utilizando estas tecnologias há muito tempo. Sem falar outros setores como governos, indústria, ciência e ensino.
    O Tiobe pode não ser preciso, mas o que ele reflete tem que ser considerado. Fique de olho nestas tecnologias que já dão emprego no Brasil e no mundo. Um bom exemplo é a Globo.com que adora contratar desenvolvedores em python.

  4. GRANDE LIQUIDAÇÃO DE DOMÍNIOs –
    tenha seu dominio .com.br:
    eloisa.com.br
    justino.com.br
    rosimeire.com.br
    rosilene.com.br
    elizangela.com.br
    mohamad.com.br
    rute.com.br
    hilda.com.br
    por apenas R$ 300,00 – aproveite
    11 6760-4242 – 011 6343-9702 – 011 6343-9705
    23:36 23/02/2011

  5. Quanto rasgador de calcinha rssss. o TIOBE condiz sim com a realizadade e todas as empresas de TI concordam com isso.

    Eleição de linguagem utilizada para programas oferecidos no HTTP é diferente de eleição de linguagem. No caso, o TIOBE trata-se de eleição de linguagem mais utilizada.

    Ver o Python tomar a dianteira já era esperado. Python ta crescendo em todas as frentes, até na WEB. É impressionante a quantidade de programas feitos em python para Linux. Já está acontecendo a mesma coisa com os programas para Windows.

    Fico feliz com o C++ em terceiro. Mesmo sendo uma linguagem muito improdutiva comparando com outras de médio nível, é sinônimo de qualidade e desempenho. Não há “meio-programadores” em C/C++ como existe no PHP, .net arrasta botão e até Java.
    Python também tem uma tradição de bons programadores, mas não sei dizer o porque.

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas:
Hospedado por: