A IBM anunciou ontem (07) o lançamento do Science for Social Good, um novo programa que trabalhará com pesquisadores da empresa, bolsistas universitários e organizações sem fins lucrativos para tratar de questões sociais através da tecnologia. Foram anunciados 12 projetos para 2017, sendo que cada um está alinhado com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para abordar algumas das maiores desigualdades e ameaças do mundo até o ano 2030.
O Science for Social Good abordará soluções para melhorar questões de saúde, combater o uso de drogas, entre outros. Para isso, todos os projetos utilizarão ciência e análise de dados e a inteligência artificial. “Os projetos escolhidos para o programa Social Good deste ano prevêem o cuidado de novas doenças, a redução do analfabetismo e da fome, ajudando as pessoas a sair da pobreza”, explicou Arvind Krishna, diretor da IBM Research.
Um dos projetos, batizado como “Emergency Food Best Practice: The Digital Experience”, planeja utilizar práticas recomendadas de distribuição de alimentos em casos de emergência, compartilhando-os com organizações sem fins lucrativos através de uma ferramenta digital interativa. A IBM colaborará com o St. John’s Bread & Life spara desenvolver a ferramenta com base no modelo de distribuição da organização, auxiliando no atendimento de 2.500 refeições por dia na cidade de Nova York.
Outro projeto, que visa a superação do analfabetismo, usará a inteligência artificial para permitir que adultos com baixos níveis de alfabetização “navegem com confiança no mundo da informação”. O projeto espera decodificar textos complexos (como descrições e manuais de produtos), extrair a mensagem e apresentá-la aos usuários através de imagens e mensagens faladas simples. Embora este projeto não resolva a crise global de alfabetização, permitirá que essas pessoas tenham acesso à informação de forma independente.
Para a conquista dos objetivos do programa, a IBM espera que a iniciativa aproveite o sucesso de seu supercomputador Watson, que tem ajudado na abordagem de questões de saúde, educação e meio ambiente desde o seu desenvolvimento. “Armados com a experiência de nossos parceiros e aproveitando uma variedade de novos dados, ferramentas e experiências, a Science for Social Good pode oferecer novas soluções para Os problemas que a nossa sociedade enfrenta”, completou Arvind Krishna.