A IBM e a Volkswagen anunciaram no último 24 o sucesso da implantação da tecnologia RFID à cadeia de suprimentos da montadora.
Com o uso da tecnologia, cada fornecedor de peças para a montadora deverá etiquetar seus itens e containers com plaquetas RFID. Dessa forma, a logística e rastreamento de peças e pedidos será dinamizada, o inventário será totalmente automatizado e os processos se tornarão mais rápidos e mais precisos.
O press release informa que o projeto teve uma fase piloto, na qual a Volkswagen testou três mil containers com as etiquetas pelo período de um ano, providenciadas pela Intermec Technologies Corporation. O piloto se deu em sua planta fabril alemã, na cidade de Stuttgart. O resultado foi um sucesso para a fabricante de carros.
A tecnologia é da IBM, que possui uma solução de gerenciamento de containers de nome IBM Global Technology Services, que funciona em conjunto com o middleware (aplicativo que controla o hardware) IBM WebSphere Premises Server.
“O projeto piloto foi arrasador. A Volkswagen está inovando ao se tornar a primeira fabricante de veículos a fazer uso diário da tecnologia RFID no fluxo de materiais entre os fornecedores e a linha de produção”, declarou Kurt Rindle, executivo da área global de Soluções e Sensores da IBM.
A informação presente nas etiquetas coladas aos containers é automaticamente coletada pelos sensores espalhados pela cadeia de distribuição desde a fabricação, passando pelo armazenamento e movimentação interna até a instalação na linha de montagem. O mesmo processo acontece no retorno dos containers, para garantir que todos foram entregues, bem como os itens em seu interior.
Com o emprego da tecnologia, a empresa está reduzindo seu uso e armazenamento de papéis e está aumentando a velocidade de fabricação dos veículos.
Klaus Hardy Muhleck, da Volkswagen, disse que “o objetivo (da empresa) a longo prazo é implementar uma cadeia de logística integrada e sem o uso de papéis em todo o Grupo”. Segundo ele, “o projeto piloto mostrou que podemos integrar a tecnologia RFID em nossos processos de negócios a um baixo custo”.
A tecnologia RFID, ou Radio-Frequency ID (Identificação por Rádio-frequência) é um método de identificação automática por sinais de rádio. As etiquetas RFID, que se comunicam com as bases, podem armazenar dados em seu interior. Essas etiquetas contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora. Além das etiquetas passivas, que respondem ao sinal enviado pela base transmissora, existem ainda as etiquetas semi-passivas e as ativas, dotadas de bateria, que lhes permite enviar o próprio sinal.