Carreira Dev

1 dez, 2015

Hora do Código acontece em dezembro em mais de 180 países

Publicidade

A Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo, por meio do Programaê!, promoverão entre os dias 07 e 13 de dezembro ações para a segunda edição da Hora do Código Global. Trata-se de um movimento que tem o objetivo de introduzir uma hora de programação na vida de pessoas de todas as idades, demonstrando que a tecnologia pode ser um agente de transformação social e que programar pode ser divertido.

Além disso, o projeto visa desenvolver habilidades de resolução de problemas, lógica e criatividade de maneira lúdica, aproximando as crianças e jovens do caminho para a qualificação profissional. Há opção, por exemplo, de criar flocos de neve e padrões de movimento enquanto se joga um game do Frozen, aprender conceitos básicos de programação com o famoso jogo MineCraft ou com os personagens da saga Star Wars.

O movimento global impactou, em 2014, mais de 100 milhões de pessoas em cerca de 180 países, sendo um milhão de estudantes apenas no Brasil. Para esse ano, a meta é impactar 2 milhões de pessoas no Brasil. A participação é gratuita. Basta acessar http://programae.org.br/horadocodigo.

A idealizadora do projeto no exterior é a Code.org, uma instituição pública e sem fins lucrativos, que conta com apoio de grandes empresas como Microsoft e Apple e personalidades como o presidente Obama, Mark Zuckerberg e Bill Gates.

Vídeo colaborativo

Para atrair e engajar a população para a Hora do Código, o Programaê! está mobilizando influenciadores para incentivarem o público a participar com vídeos e postagens em suas redes sociais. Como acontece nos Estados Unidos, celebridades brasileiras já aderiram à causa. Entre elas, Pe Lu, do grupo Restart, Manú Gavassi, Camila Achutti, Gabbie Fadel, Banda Zimbra e Karen Jonz, além de outros artistas e influentes da internet brasileira.

O Programaê! é o representante oficial do movimento no país e convida o público a participar por meio de postagens de textos e vídeos que incentivem a ação. Basta mencionar o endereço do hotsite e destacar nas postagens e publicações as hashtags #horadocodigo e #programae.