Desenvolvimento

11 mar, 2013

Guia que conscientiza desenvolvedores sobre a importância da performance é lançado

Publicidade

O desenvolvedor Zeno Rocha, Front-end Engineer na empresa norte-americana Liferay, Inc, liderou um projeto que tinha como objetivo fazer da web um lugar melhor, tentando conscientizar os desenvolvedores de que performance importa e mostrando dicas de como eles podem criar websites mais rápidos para todo mundo.

A motivação veio do fato de Zeno ter passado boa parte do ano de 2012 viajando, o que o fez se deparar com muitas conexões ruins em hotéis e aeroportos. “Isso me deixava muito irritado. E é claro que eu sempre xingava o hotel/aeroporto, até perceber que a culpa na verdade é nossa”, afirmou.

Para Rocha, os desenvolvedores são egoístas, já que passam o dia todo em um escritório com uma alta velocidade de conexão e se esquecem de que existem outras pessoas no mundo enfrentando velocidades bem diferentes daquela.

Diante desse cenário, ele começou a estudar mais sobre performance e encontrou os livros High Performance Websites e Even Faster Web Sites, ambos de Steve Souders, além dos guias de Yahoo! e Google.

Assim, ele teve a ideia de fazer um guia voltado para a comunidade e, para isso, contou com a ajuda de várias pessoas.

imagem 1

A designer Briza Bueno (Americanas.com) ficou responsável pela identidade do guia, que Zeno fez questão de que fosse bastante divertida. Ela foi baseada nas ilustrações de Scott Johnson, que autorizou a utilização das imagens.

A estrutura do site ficou a cargo de Iraê Lambert (Yahoo!), que escreveu um static generator em Python. Mas, como Zeno não dominava esse código, o projeto ficou parado por um ano, até que ele decidiu retomá-lo reescrevendo todo código utilizando outro static generator em Node.JS, chamado DocPad. Como em todo projeto open source, ele queria eliminar o maior número de barreiras possível para contar com colaborações para o projeto. Por isso, inspirado no HTML5 Please, Zeno decidiu que todas as dicas seriam escritas no “formato mais simples do planeta” – Markdown.

Em relação ao conteúdo, Rocha convidou grandes amigos que enfrentam muitos desafios de performance no seu dia-a-dia: Davidson Fellipe (Globo.com), Giovanni Keppelen (Peixe Urbano) e Jaydson Gomes (Terra). As categorias iniciais divididas entre ele foram HTML, CSS, JavaScript e jQuery.

Em seguida, ele resolveu convidar outras pessoas para revisarem o material: Marcel Duran (Twitter), Mike Taylor (Opera), Renato Mangini (Google) e Sérgio Lopes (Caelum). Com eles, a discussão foi além do conteúdo e chegou a questões relativas ao código do site.

O projeto foi lançado no Rio.JS, que aconteceu no dia 9 de março, e pode ser conferido em browserdiet.com. O código fonte está aberto no Github, e os slides, neste link.