DevSecOps

30 jan, 2012

Google, Yahoo! e Microsoft se unem para combater mensagens de e-mail falsas

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Um novo padrão para “autenticar” mensagens de e-mail pode ajudar a reduzir a quantidade de phishing scam – mensagens que se passam por comunicados oficiais de bancos, provedores de e-mail etc, mas não são. O DMARC, apoiado por Google, Yahoo! e Microsoft, tem a ambição de unir os principais provedores de serviços online do mundo para que façam melhor controle das mensagens enviadas por seus domínios.

O funcionamento do DMARC aparenta ser bem simples: todas as mensagens enviadas por servidores de empresas participantes recebem uma espécie de assinatura digital. Quando chega a outra empresas participante, ela verifica nos servidores da primeira se a mensagem foi efetivamente enviada. Em caso positivo, chega à caixa de entrada do usuário. Em caso negativo, a empresa se recusa a receber a mensagem.

No núcleo do phishing scam, está a tentativa de enganar o usuário tentando se passar por outra pessoa. Criminosos mandam a mensagem com a identificação falsa de que saiu dos servidores do Bank of America (para fins de exemplo). Quando chega à inbox do internauta leigo, com a marca do banco americano e tudo mais, não podemos condená-lo por se deixar enganar e clicar no link, que provavelmente leva para uma página também falsa solicitando agência e conta bancária – dados que vão parar nas mãos erradas.

Empresas líderes da internet fazem parte da iniciativa por trás do DMARC: AOL, Facebook, Google, LinkedIn, Microsoft, PayPal e Yahoo!. O Bank of America e o Fidelity Investments, do setor bancário, também decidiram participar da iniciativa, além de outras empresas.

O DMARC atuará somente nos domínios das empresas participantes. Se for mensagem enviada de um domínio parecido, como @bankof4merica.com (repare no “4?), a iniciativa não terá qualquer resultado. Para situações assim, os provedores de e-mail costumam empregar recursos e tecnologia suficientes para avisar que o e-mail aparentemente não vem daquele remetente que ele diz ser.

De acordo com o Google, 15% de todas as mensagens que circulam no Gmail vêm de empresas participantes do DMARC. Um número considerável, ainda mais quando de trata de informações pessoais ou financeiras.

Por Thássius Veloso