Tecnologia

9 nov, 2015

Google quer testar internet “via ar” nos Estados Unidos

Publicidade

O Spaceport America já é reconhecido como o embrião da exploração comercial do espaço, com empresas como SpaceX e Virgin Galactic já atuando por lá, e agora o Google quer transformá-lo em um local de testes para uma nova forma de entregar acesso à internet. A empresa submeteu à Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos um pedido para usar o espaço, no estado americano do Novo México, em testes de uma nova forma de transmissão “via ar”, utilizando aeronaves que voem a 25 mil pés de altura.

internet

O sistema funciona a partir de ondas de rádio, que são transmitidas do equipamento para estações em solo, e na sequência disponibilizadas para os usuários. Como todo experimento que envolve aeronaves não tripuladas, o Google precisa de autorização governamental, já que a utilização de drones ainda não foi sancionada pelos órgãos públicos, que continuam buscando uma forma de integrá-los à malha aérea já existente nos EUA.

Além do Spaceport America, o Google solicitou autorização para experimentar a tecnologia em uma reserva indígena na cidade de Warm Springs, no Oregon, e em Pescadero, na Califórnia. A ideia é observar como o sistema funcionaria em áreas mais abertas e com poucos prédios, uma geografia semelhante às regiões isoladas e pouco desenvolvidas para as quais os projetos de fomento no acesso à Internet são voltados.

O pedido de autorização foi feito em junho deste ano, e os experimentos aconteceriam entre os dias 31 de agosto de 2015 e 27 de fevereiro de 2016. O processo é sigiloso, e justamente por isso boa parte da documentação liberada ao público foi omitida para proteger segredos industriais. Nem o Google nem a FCC informaram se a liberação foi concedida e se os testes estão sendo realizados.

Com informações de Canaltech