O Google lançou um novo recurso junto com a repaginação do visual da Google Play para facilitar as compras de apps: trata-se da possibilidade de confirmar compras na loja utilizando a impressão digital. O recurso é bastante semelhante ao que já existe na App Store com o Touch ID, que estreou há dois anos a capacidade de autenticar compras sem a necessidade de senha manual.
É claro que para utilizar o recurso os usuários deverão ter um aparelho com um leitor biométrico. Além disso, é preciso ter a última versão do sistema operacional móvel do Google, o Android 6.0 Marshmallow, instalada no smartphone. Infelizmente, até o momento só existem dois dispositivos que preenchem os requisitos para autenticação de compras através de impressão digital: os recém-lançados Nexus 6P, da Huawei, e o Nexus 5X, da LG. Fora eles, o único aparelho que roda Android 6.0 no momento é o LG G4, que não conta com scanner de impressões digitais.
Com o tempo, é provável que diversas fabricantes lancem aparelhos com o sensor embutido e a tendência é que cada vez mais usuários venham a utilizar a nova funcionalidade da Google Play. Mesmo assim, a demora das fabricantes em disponibilizar versões recentes do Android deve ser um grande empecilho para a adoção do novo recurso.
Enquanto isso, apenas os usuários dos novos smartphones da linha Nexus poderão validar suas compras na Google Play através de suas impressões digitais. Nestes aparelhos, o sensor de biometria tem sido bastante elogiado, apesar de estar em uma posição não muito convencional, na traseira do aparelho. O sistema também pode ser utilizado com o serviço de pagamento móvel Android Pay.
***
Com informações de Canal Tech