APIs e Microsserviços

16 mar, 2015

Google Now vai disponibilizar API aberta em breve

Publicidade

O Google Now será capaz, um dia, de trabalhar com informações de todos os apps que você utiliza. A empresa pretende expandir o programa piloto que atualmente trabalha com 40 serviços de terceiros, e oferecer uma API futuramente, com a qual todos os desenvolvedores poderão construir seus aplicativos.

Aparna Chennapragada, diretora de gerenciamento de produto do Google Now, falou sobre o assunto em uma sessão da SXSW no sábado.

Google_now

Ao ser perguntada sobre como o Google Now lidaria com dados competitivos de apps rivais, Chennapragada disse que padrões de uso de aplicativos ajudariam a guiar quais dados deveriam ser mostrados.

Além de mencionar o plano de uma API aberta, Chennapragada explicou como o Google decidiu que informações incluir nos cards do Google Now.

A empresa começou simplesmente adivinhando o que seria útil e, em seguida, entrevistou alguns usuários, fornecendo-lhes um app que lhes perguntou várias vezes ao dia que informações eles achavam úteis naquele momento em particular. O Google entrevistou milhares de usuários de uma vez, ao longo de várias rodadas de pesquisas. Esse processo identificou tendências que nortearam o desenvolvimento do produto.

Além disso, Chennapragada afirmou que usa experiências pessoais para influenciar o Google Now. Uma visita à Disneylândia a inspirou a fazer com que sua equipe começasse a trabalhar em um app para tempos de fila em parques temáticos. Mas nada foi falado sobre quando ele será disponibilizado.

Chennapragada também disse que enquanto alguns tipos de notificação são aplicáveis a todos, o Google Now pode fazer mais para identificar e responder às preferências dos usuários, tais como quanto tempo antes de um voo as pessoas gostam de chegar ao aeroporto. O foco da equipe do Google Now nos próximos seis a 12 meses será fazer uma correspondência da compreensão do Google do mundo com circunstâncias pessoais.

Mais informações sobre o assunto devem ser disponibilizadas na conferência de desenvolvedores Google I/O, que acontece em maio.

Com informações de The Next Web