Cloud Computing

2 mar, 2017

Google leva seu framework gRPC para a Cloud Native Computing Foundation

Publicidade

O Google anunciou hoje que está doando o gRPC, seu framework de chamada de procedimento remoto de alto desempenho (RPC), para a Cloud Native Computing Foundation (CNCF). A CNCF já é a casa open source da ferramenta de orquestração de containeres Kubernetes, incubada pelo Google, e de projetos similares que visam a levar containers de software e microsserviços para o mainstream. O GRPC é o sexto projeto do portfólio da CNCF.

A ideia por trás de um framework RPC como gRPC ou Apache Thrift é permitir que um aplicativo acesse o código (e os resultados de executá-lo) em outro aplicativo que seja executado na mesma máquina ou em um servidor remoto. Isso não é distinto de uma API REST, mas a diferença conceitual é que uma solicitação RPC está mais focada no código remoto (semelhante a uma função em linguagens de programação), enquanto as chamadas REST se concentram em recursos.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-quer-sua-ajuda-para-criar-melhores-algoritmos-de-analise-de-video/,https://imasters.com.br/noticia/google-lanca-suporte-para-gpu-na-cloud-plataform/]

Segundo o TechCrunch, o Google abriu o código do gRPC em 2015. Na época, a empresa observou que estava usando o framework para alimentar muitos de seus próprios microsserviços, e esse ainda é o caso hoje. “O gRPC baseia-se em muitos anos de experiência na construção de sistemas distribuídos”, explicou a empresa em 2015. “Com o novo framework, queremos levar para a comunidade de desenvolvedores uma forma moderna de criar sistemas distribuídos massivamente que abrangem centros de dados, bem como aplicações móveis de energia, comunicações em tempo real, dispositivos IoT e APIs”.