DevSecOps

17 abr, 2017

Google ensina rede neural a desenhar

Publicidade

Pesquisadores do Google ensinaram uma rede neural a desenhar sozinha. Para isso, eles utilizaram dados de mais de 75 categorias do aplicativo “Quick, Draw!”, programa do Google no qual o usuário tem 20 segundos para desenhar itens simples e a máquina deve adivinhar o que é desenhado em tempo real. Cada uma das categorias contava com mais de 70 mil desenhos, capazes de ensinar a rede a desenhar em formato vetorial.

“Treinamos nosso modelo em um conjunto de dados de esboços desenhados à mão, cada um representado como uma sequência de ações motoras que controlam uma caneta: qual direção mover, quando levantar a caneta para cima e quando parar de desenhar”, explicou David Ha, um dos responsáveis pelo projeto. Na prática, o sistema realmente aprendeu como desenhar, e não apenas a unir pedaços de dados memorizados.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/google-abre-codigo-de-seu-analisador-de-linguagem-neural/,https://imasters.com.br/noticia/rede-neural-para-sugestao-de-palavras-e-nova-aposta-do-swiftkey/]

Para provar a capacidade da rede, os pesquisadores mostraram como o sistema reage ao lidar com informações erradas. Eles usaram desenhos de porcos para mostrar as reconstruções feitas pela inteligência artificial, conforme divulgado pelo site Olhar Digital:

O sistema sabe que os olhos devem ser do mesmo tamanho e que um porco possui quatro patas, e não oito. Ele também sabe que o animal não é parecido com um caminhão. O sistema consegue misturar duas imagens para criar desenhos híbridos, mais ou menos como aconteceu no último exemplo.